contato@institutoacqua.org.br

Governador Flávio Dino e profissionais de saúde comemoram um ano de funcionamento do Hospital Macrorregional Tomás Martins

24/08/2017

Em visita à unidade, governador elogia trabalho realizado no período e acompanha programação de atividades em comemoração à data

O governador do Maranhão, Flávio Dino, visitou o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), nesta quinta-feira (24/8) para participar das atividades em comemoração pelo primeiro ano de funcionamento da unidade no município. Acompanharam a visita o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, e a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, entre outras autoridades e profissionais.

Ao entrar na unidade, o governador destacou a importância do hospital para a região do Vale do Pindaré. “Completamos um ano de aniversário de portas abertas para receber o povo de Santa Inês e região, apoiando os municípios e sistemas municipais de saúde. Nesse período foram quase um milhão de atendimentos, o que mostra a grande importância dos serviços ofertados aqui. Continuaremos ampliando os atendimentos. Começaremos a dialise e já tivemos mutirão oftalmológico e pediátrico, além de ações sociais e doação de sangue. Agradeço aos profissionais por esse grande trabalho prestado ao povo do Maranhão”, destacou Flávio Dino.

A unidade conta com 104 leitos clínicos e 12 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e atende 22 cidades, entre elas, Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Centro do Guilherme, Cajari e Governador Newton Bello, entre outras.

“O Hospital Macrorregional Tomás Martins junto com o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, complementa as ações do Sistema Único de Saúde na região, principalmente em relação aos serviços de grande complexidade, que antes não existiam. Hoje a população já conta, por exemplo, com UTI, clínica médica, cirurgias gerais e atendimentos em especialidades como cardiologia e pediatria. É um suporte muito importante para o Estado”, comentou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Durante um ano foram realizadas 20.998 consultas, 2.565 cirurgias e 175.099 atendimentos multidisciplinares feitos por equipe composta por enfermeiros, assistente social, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. A unidade também registrou 24.449 exames de radiologia, tomografia, ultrassonografia e endoscopia, além de 298.328 procedimentos de análises clínicas.

Entrega do kit – Durante a visita, o governador Flávio Dino recebeu das mãos do diretor-presidente do Instituto Acqua o kit da 1ª Corrida pela Vida, que ocorre no próximo dia 27. De acordo com Querodia, a atividade esportiva é mais uma ação da política de promoção à saúde desenvolvida pelo Instituto que busca levar saúde e prevenção para toda a sociedade.

A diretora-administrativa do Hospital Macrorregional Tomás Martins, Thayse Lima, destacou o empenho e dedicação dos profissionais ao longo desses 12 meses de serviços prestados à população. “O Instituto Acqua está de parabéns pela forma como conduz o gerenciamento desta unidade de saúde”, pontuou.

Valorização – Representando todos os profissionais, a auxiliar de recursos humanos Debora Viana foi homenageada com um buquê de flores entregue pelo governador. “É uma grande honra receber esta homenagem e representar todos os meus colegas de trabalho. É o meu primeiro emprego e fico muito feliz por fazer parte desta equipe tão empenhada e esforçada”, declarou emocionada a profissional.

As atividades prosseguem nesta sexta-feira (25/8) com um momento destinado à confraternização das equipes, às 15h. Haverá entrega de brindes e sorteios, além de apresentação do balanço das ações neste primeiro ano.

A programação encerra com a 1ª Corrida pela Vida, para estimular a prática de atividades físicas entre profissionais de saúde e comunidade. A atividade será no dia 27, com concentração na Avenida das Laranjeiras (em frente à imagem de Santa Inês), às 7h.