contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram Hospital Regional de Balsas

20/09/2017

Unidade de saúde é a nona sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

O Governo do Maranhão e o Instituto Acqua inauguraram nesta quarta-feira (20/9) o Hospital Regional de Balsas, em Balsas (MA), unidade de saúde será referência no atendimento de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral na região. Sob gestão da parceria Acqua e Secretaria de Estado da Saúde, o hospital tem 50 leitos, 10 leitos de UTI adulto e 12 leitos de UTI neonatal e vai atender uma população de 246 mil pessoas.

O governador Flávio Dino participou da inauguração acompanhado de secretários de Estado e do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, além de diversas autoridades políticas. “Foram quase 50 anos de atraso. Infelizmente, muitos governos prometeram e não fizeram. Nós priorizamos a conclusão dessa obra”, afirmou durante o evento.

Ele também ressaltou que o hospital não substitui, mas complementa o trabalho dos municípios, uma vez que a unidade é destinada a casos mais graves e possui UTI com equipamentos de última geração.

A chegada da unidade de saúde em Balsas encerra uma espera de décadas dos moradores, que tinham de receber atendimento mais complexo em Imperatriz. “Há três anos eu levei minha mãe com urgência para Imperatriz, arriscando não chegar viva. Se já tivesse um hospital assim, não teria precisado. Vai salvar muitas vidas”, contou a moradora Maria de Abreu.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que havia “um vazio assistencial imenso na região” e destacou que a distância até Imperatriz é de 400 quilômetros. “Muitas vidas se perderam nessa estrada. E o que a gente traz hoje é a solução desse problema com um modelo assistencial que não existia aqui.”

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, a inauguração do Hospital Regional de Balsas vai atender uma demanda por procedimentos especializados. “A população receberá o cuidado da equipe de multiprofissionais e terá a segurança de ser bem atendido em uma unidade de saúde capaz de realizar diversos procedimentos de alta complexidade. O Instituto Acqua tem orgulho de fazer parte desse momento tão importante para a região”, afirmou.

Estrutura – Com 4 mil m², o hospital realizará atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de contar com estrutura para exames laboratoriais, diagnósticos em oftalmologia e cardiologia e serviços de diagnóstico por imagem, como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia.

A unidade será referência para os municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.