contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram Hospital Regional de Balsas nesta quarta-feira

19/09/2017

Unidade de saúde de média e alta complexidade será referência para região

O Governo do Maranhão e o Instituto Acqua entregam à população do Sul do Estado o Hospital Regional de Balsas nesta quarta-feira (20/9), às 9h. A nova unidade garantirá assistência para cerca de 230 mil habitantes da região e será a nona sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Construído em uma área de 4 mil m², o hospital será referência no atendimento de média e alta complexidade, gestação de alto risco e risco habitual, pediatria e cirurgia geral. Com capacidade para 50 leitos e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a unidade ofertará atendimento de urgência e ambulatorial nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria.

O Hospital Regional de Balsas também possui serviços de diagnóstico por imagem, como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia, além de laboratório clínico e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia (eletrocardiograma). Os recém-nascidos contarão com os testes da orelhinha, pezinho e coraçãozinho.

A previsão é que a unidade realize cerca de 13 mil procedimentos mensais, desde cirurgias gerais e obstétricas até exames de apoio diagnóstico e terapia.

Além do Hospital Regional de Balsas, o Instituto Acqua é responsável pelo gerenciamento das maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e da Casa de Apoio Ninar, todas em São Luís. No interior do Estado, o Acqua realiza a gestão do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.

“Desde que iniciamos essa parceria com o Governo do Maranhão, em maio de 2015, conseguimos proporcionar tanto um atendimento de saúde especializado quanto diversas atividades de conscientização e prevenção à população. Os moradores de Balsas também terão acesso a esses serviços de saúde em um hospital de referência para a região”, destacou Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua.