contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram UTI Pediátrica Cardiológica no Hospital Dr. Carlos Macieira nesta terça-feira

02/07/2018

Nove leitos e oito enfermarias serão entregues para atendimento de crianças de zero a 14 anos com indicação cirúrgica cardiológica

O mês de julho inicia com um grande reforço na saúde pública maranhense para atendimento pediátrico. Nesta terça-feira (3/7), o Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), fará a entrega da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica Cardiológica, como mais um serviço especializado do Hospital Dr. Carlos Macieira. Serão inaugurados nove leitos de UTIs para cardiopatas pediátricos e oito de enfermaria para a retaguarda.

A inauguração da UTI Pediátrica Cardiológica chega como um diferencial de atendimento de crianças com patologias cardíacas congênitas, no Sistema Único de Saúde (SUS). Composta por equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, a UTI realizará cerca de 15 cirurgias por mês.

“A implantação da UTI Pediátrica Cardiológica irá contribuir para a diminuição da taxa de mortalidade das crianças cardiopatas do Estado. Hoje, no Brasil, e também no Maranhão, mais de 70% daquelas que precisam de cirurgia cardíaca não têm acesso a esse tratamento. A cardiopatia congênita é a má formação mais comum, com incidência de um a cada 100 nascidos vivos. Dessa forma, nossa intenção a médio e longo prazo é diminuir a fila cirúrgica no Estado e proporcionar um tratamento adequado e de qualidade para quem necessita”, ressaltou a coordenadora médica da UTI, a pediatra Natália Moreira.

O atendimento será destinado às crianças de zero a 14 anos reguladas de unidades de referência infantil, como a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, além de hospitais dos municípios do interior maranhense. Os pacientes assistidos serão exclusivamente cardiopatas e com o diagnóstico de patologia cirúrgica.

Assim como nas demais unidades sob gestão da parceria entre Instituto Acqua e SES, o novo serviço do Hospital Dr. Carlos Macieira terá perfil humanizado. Com base nessa diretriz, desde o projeto de ambientação – com decoração temática e brinquedoteca, até o acompanhamento do paciente pela família o atendimento foi especialmente pensado para melhor acolher pacientes e familiares. Na UTI humanizada, a criança poderá ficar na companhia de um responsável 24 horas por dia.

HCM – O Hospital Dr. Carlos Macieira, que conta atualmente com cerca de 1 mil profissionais e 221 leitos, sendo 48 deles para adultos, é referência em atendimento de alta complexidade no Maranhão.

Em 2017, a unidade contabilizou 22 mil consultas ambulatoriais nas diversas áreas e 5,4 mil cirurgias em diversas especialidades. Com a implantação da UTI Cardiológica Pediátrica, o Governo do Maranhão, juntamente com o Acqua, alavanca o atendimento especializado, garantindo à população o acesso a serviços de saúde de qualidade.