contato@institutoacqua.org.br

Hospitais realizam cerca de 29 mil exames ao longo de 2017 para detecção precoce de doenças em recém-nascidos

14/12/2017

Com testes do coraçãozinho, pezinho, olhinho e orelhinha é possível antecipar tratamento em bebês nas maternidades e hospitais gerenciados pelo Instituto Acqua

A prevenção de doenças em recém-nascidos que nascem nas unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua no Maranhão começa logo após o parto, com a realização de diversos exames, como os testes do coraçãozinho, pezinho, olhinho e orelhinha. Neste ano foram feitos cerca de 29 mil procedimentos desse tipo nas maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), todos em São Luís.

Em janeiro, a Maternidade Benedito Leite iniciou o teste do coraçãozinho de forma regular, mesmo mês em que a Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro Anjo da Guarda, começava os primeiros exames do coraçãozinho e pezinho. Esta unidade também passou a oferecer o teste do olhinho a partir de maio, reforçando sua atuação como maternidade de referência na região.

Feito entre 24 a 48 horas após o parto, o teste do coraçãozinho determina a porcentagem de oxigenação do sangue do bebê para detecção precoce de cardiopatia congênita (problema cardíaco que se desenvolve antes do nascimento). As maternidades Benedito Leite, Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha realizaram 12.750 exames desse tipo no ano.

Essas maternidades e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos responderam por 8.216 exames do pezinho, que identifica doenças como o hipotireoidismo congênito (falta de hormônio da tireoide) e anemia falciforme, entre outras, através do sangue colhido do calcanhar do recém-nascido.

O teste da orelhinha foi realizado em crianças atendidas na Maternidade Marly Sarney e no Ninar: 5.259 procedimentos foram feitos em 2017 para diagnosticar eventual deficiência auditiva na criança. Ele é indolor e dura, em média, entre cinco a dez minutos.

Catarata e glaucoma congênitos podem ser detectados por meio do teste do olhinho. Quando iniciado antes dos primeiros três meses de vida, o tratamento dessas doenças é mais efetivo. Além do Ninar, as maternidades Marly Sarney e Nossa Senhora da Penha estão equipadas para realizar esse exame e responderam por 2.223 procedimentos no ano.