contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira participa de campanha de incentivo à doação de medula óssea no Maranhão

13/02/2019

Ação contou com a participação de profissionais do Instituto Acqua, que realizaram cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea a partir de coletas de sangue

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou infraestrutura ao Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), nesta quarta-feira (13/02), para o posto itinerante de coleta de sangue, destinado ao credenciamento de doadores de medula óssea. A ação contou com a participação de profissionais do Acqua, que realizaram cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), a partir da coleta de sangue no local.

“Eu tenho uma filha e imagino o drama das crianças que precisam de uma medula compatível. Resolvi participar porque acho importante salvar vidas, e se eu for contemplada, vou ficar bastante feliz”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da unidade, Nubiane Pinheiro.

Para o técnico de segurança no trabalho que atua no hospital e também participou da campanha, Valdemar Barbosa Neto, a doação é um ato de humanidade. “Estamos aqui para ajudar o próximo e salvar vidas. É um dever como ser humano, ainda mais para a gente que trabalha em uma unidade de saúde”, disse.

A campanha prevê aumentar o número de doadores cadastrados no Maranhão. Segundo o cadastro nacional, atualmente, o índice de compatibilidade de medula óssea é de 1 a cada 100 mil doadores. Interessados em doar devem procurar a Hemomar, localizada no bairro da Jordoa, preencher uma ficha cadastral e doar uma amostra de sangue. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. “Pela coleta de sangue realizamos um teste para identificar as características genéticas e compatibilidade dos doadores”, explicou Teresa Cristina da Silva, assistente social que integra o setor de captação de doadores do Hemomar.

Para ser doador a pessoa deve ter idade entre 18 e 55 anos, gozar de boa saúde e não ter doença incapacitante ou infecciosa. “Quando houver um paciente compatível com o doador, ele será chamado para novos exames e se estiver tudo bem com a saúde ele vai ser convidado para fazer a doação”, complementou Teresa Cristina.

Doação de medula – Há duas maneiras de se coletar medula óssea. O primeiro modo é a coleta pelo osso da bacia, com uma agulha na região da nádega, o procedimento dura 60 minutos e é feito com anestesia. O doador fica um dia em observação após o término do procedimento. O segundo modo é a coleta pela veia. O doador toma um remédio durante cinco dias para aumentar a produção de células-tronco. No sexto dia, as veias do doador estão cheias de células-tronco. O sangue pode ser filtrado por uma máquina que retira as células-tronco e devolve o sangue para as veias.

A campanha da Hemomar prossegue até dia 28 de fevereiro. Mais informações no Disque sangue, pelo número (98) 3216-1134.