Hospital Dr. Carlos Macieira promove campanha contra câncer de pele com atendimento gratuito neste sábado

30 de Novembro de 2018

Ação ocorrerá das 8h às 15h e contará com palestras sobre prevenção e consultas

Para integrar a programação nacional da campanha #DezembroLaranja, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, promove neste sábado (1/12), das 8h às 15h, atendimento e esclarecimentos sobre a importância de medidas preventivas contra o câncer de pele. As consultas serão realizadas gratuitamente na unidade hospitalar que é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As atividades terão início às 8h, no auditório do HCM, com palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de pele. Em seguida, serão realizadas as consultas, diagnósticos e indicação de cirurgias, como explica o diretor-geral do hospital, Marko Antônio de Freitas. "Esta é a primeira grande ação na área de dermatologia que o hospital está organizando em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a nossa estimativa é atender  um público de até 300 pessoas nas consultas e realização de diagnósticos", explicou Marko Antônio.

O hospital vai disponibilizar seis salas de atendimento com equipe de oito médicos. "Para os casos que necessitarem de intervenção cirúrgica, estaremos preparados para realizar até seis pequenas cirurgias e 20 procedimentos cirúrgicos", pontuou o coordenador da campanha no HCM, o dermatologista Eduardo Lago.

Cuidados - Algumas práticas são recomendadas para prevenir o surgimento do câncer de pele: evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h), utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. É recomendado também o uso diário de protetor solar com fator de proteção 30 (no mínimo), que deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após longos períodos de imersão na água. 

Sintomas - O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele e a exposição excessiva e sem proteção ao sol é a principal causa da doença, que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

Sobre a campanha - "Se exponha, mas não se queime" é o tema da ação que faz um alerta sobre os riscos da exposição excessiva ao sol, com orientações gerais sobre esse tipo de tumor mais incidente no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos no Brasil correspondem ao câncer de pele. Em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença vai atingir mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). 

Serviço

Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele com exame preventivo gratuito

Data: 01/12 

Horário: das 8h às 15h 

Local: Hospital Dr. Carlos Macieira (Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N - Calhau)