contato@institutoacqua.org.br

Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça conclui quinto curso de gestantes do ano em São Francisco do Sul (SC)

12/12/2016

Atividade esclareceu dúvidas de gestantes e acompanhantes sobre gestação, parto e pós-parto

Profissionais do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul (SC), concluíram, na última sexta-feira (9/12), o quinto e último Curso de Gestantes de 2016, que contou com a presença de nove participantes.

O curso gratuito é uma iniciativa do projeto Pequeno Francisquense: Da gestação aos primeiros cuidados e em 2016 orientou 56 participantes, entre gestantes e acompanhantes.

Além de orientar e responder as dúvidas das futuras mães nos dois dias de curso, a equipe multidisciplinar da unidade palestrou sobre importantes temas. A psicóloga do hospital, Giana Rodrigues, e a enfermeira da rede municipal Jeanine Souza falaram sobre amamentação. Susan Bayer, enfermeira da unidade, palestrou sobre ‘Os cuidados com a higiene dos recém nascidos’, a nutricionista Ana Amélia de Souza passou orientações nutricionais para as gestantes e para os bebês e, por fim, o médico obstetra da unidade,  Arnaldo Cardoso, foi responsável por orientar e responder as dúvidas sobre o trabalho de parto.

Durante o curso, as gestantes  visitaram o Centro Obstétrico e demais instalações do hospital para conhecerem os locais em que receberão atendimento da equipe médica. Giana Rodrigues explicou a importância dessas ações. “É gratificante as gestantes e seus acompanhantes criando um vínculo com ambiente e equipe, assim conseguimos fortalece-las tanto para a hora do parto como para o pós-parto”, concluiu a psicóloga do hospital.

Após o parto, as mães ganham um kit composto por bolsa, fraldas e outros itens de cuidados pessoais para elas e os recém-nascidos.