contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins realiza segunda etapa do mutirão de cirurgias pediátricas em Santa Inês (MA)

30/03/2017

Ação da unidade de saúde acontecerá a cada 15 dias para atender demanda por procedimentos na região

Na segunda etapa do mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), foram realizadas 12 cirurgias e 11 atendimentos ambulatoriais, em 22 e 23 de março. A ação faz parte de uma iniciativa do hospital para suprir a demanda por procedimentos em crianças atendidas em unidades de saúde pública da região.

O dia 22 foi dedicado às consultas médicas e retorno de pacientes da primeira fase, realizada em 9 de março. As intervenções foram agendadas para o dia seguinte, com destaque para os procedimentos de hérnia umbilical, hérnia inicial e postectoplastia (cirurgia feita em casos de fimose). “A iniciativa do hospital é espetacular porque a população precisava desse tipo de atendimento especializado e são poucos os profissionais na região”, afirmou Jairo Guimarães, cirurgião pediátrico da unidade.

Com 47 anos de experiência na área, o médico disse estar satisfeito com o resultado desse primeiro mutirão feito na unidade de saúde. “Com a realização periódica de ações como essa conseguiremos atender a demanda por cirurgias. Aqui a infraestrutura é excelente para receber os casos referenciados”, explicou. Se somadas as consultas e cirurgias nas duas fases, os profissionais realizaram 63 atendimentos.

O próximo mutirão acontecerá em 4 e 5 de abril e essa iniciativa vai ocorrer a cada 15 dias. O Hospital Macrorregional Tomás Martins está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.