contato@institutoacqua.org.br

Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA) realiza campanha de vacinação contra gripe para funcionários

07/05/2019

Primeira etapa prioriza profissionais para reduzir circulação do vírus pela unidade

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), deu início na última segunda-feira (06/05) à vacinação contra gripe para todos os funcionários e colaboradores da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde. A atividade acompanha a mobilização nacional de vacinação contra o vírus da Influenza em todo o País.

Nesta primeira etapa, o foco da campanha é direcionado para os profissionais da unidade de saúde. A ação é coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e equipe de Segurança do Trabalho do hospital com o objetivo de reduzir a circulação do vírus, o número de hospitalizações e o risco de morte em decorrência da gripe.

O Influenza pode trazer série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o vírus da gripe sofre mutações constantes e sempre há um subtipo que circula mais em determinada fase do ano. Desse modo, a vacinação anual é imprescindível. “A campanha é importante por ser um meio de prevenção eficiente na garantia de imunização dos próprios profissionais de saúde contra várias afecções. Sempre mantenho minha carteira de vacinação em dia por uma questão pessoal, mas sobretudo profissional”, opina Ana Paula Sousa, coordenadora do Núcleo de Educação Profissional da unidade.

A ação segue até 10 de maio, nos períodos manhã e tarde, no consultório 5 do hospital.