contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Baixada Dr. Jackson Lago realiza primeira microcirurgia para retirada de tumor cerebral em Pinheiro (MA)

15/03/2018

Após crises convulsivas e desmaios, idoso recebe diagnóstico e passa por procedimento cirúrgico em tempo hábil

Aos 67 anos, Pedro Alcântara Maia, morador do município de Central, foi regulado da Santa Casa de Cururupu para o Hospital Regional da Baixada Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), devido a desmaios seguidos de crises convulsivas. Submetido a tomografia do crânio, foi detectado um tumor com aproximadamente 4 cm de diâmetro, do lado direito do cérebro. Diante do resultado, a unidade, sob gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou pela primeira vez uma microcirurgia de grande porte, com utilização de microscópio cirúrgico, para retirada de massa tumoral no cérebro.

O sucesso da cirurgia é atribuído à detecção precoce, qualificação da equipe, estrutura hospitalar adequada e atendimento em tempo hábil. “A rapidez entre o diagnóstico e a realização da cirurgia, que impediu o crescimento do tumor, foi o fator fundamental para o sucesso do procedimento”, destacou o diretor do Hospital Regional da Baixada Dr. Jackson Lago, Edilson Medeiros Júnior.

O neurocirurgião Maxweyd Freire esteve à frente do procedimento, que iniciou às 9h e encerrou às 16h. O paciente acordou logo após a cirurgia, sem queixas e nenhum déficit. “Para a retirada desse tumor, pela riqueza e importância das estruturas nobres do sistema nervoso ao redor, foi necessário fazer a cirurgia com microscópio cirúrgico para permitir melhor visualização dessas estruturas”, destacou o médico.

Em cumprimento ao protocolo hospitalar, o paciente está em recuperação na UTI, com alta prevista para esta sexta-feira (16/3). Após este período, ele seguirá para a Enfermaria para continuar em observação. O neurocirurgião Maxweyd Freire ressaltou que o material (massa tumoral) foi enviado para exame anatomopatológico (biópsia) e o resultado deve ser entregue em 30 dias. “É necessário aguardar o laudo. No entanto, pela minha experiência, é um tumor benigno, chamado meningioma. Podemos dizer que o paciente já está curado”, concluiu.