contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago realiza 312 atendimentos em mutirão oftalmológico

26/09/2017

Iniciativa reduziu lista de espera por cirurgias e fez parte da programação em comemoração ao aniversário de dois anos de implantação da unidade

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), realizou 312 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias de pterígio e catarata para pacientes durante mutirão oftalmológico em 22 e 23 de setembro. A ação fez parte da programação de atividades em comemoração pelos dois anos de funcionamento da unidade de saúde.

Com a oferta do serviço, a população da Baixada Maranhense teve acesso de forma mais rápida a consultas com oftalmologistas. Entre os atendimentos realizados, 147 foram cirurgias, sendo 107 de catarata e 40 de pterígio, e 70 pacientes foram agendados para realizar o procedimento no dia 28 deste mês.

Uma das pacientes atendidas no hospital, Maria das Mercês Costa, gostou da iniciativa. “Já passei por vários profissionais e o médico me disse que só a cirurgia poderia resolver meu problema na visão. Quando cheguei ao hospital fui bem atendida. Estou muito feliz porque consegui fazer essa cirurgia”, contou a moradora de Pinheiro.

João de Deus Amorim, outro paciente atendido durante a ação, também elogiou os procedimentos realizados. “O atendimento foi ótimo. É o melhor mutirão que Pinheiro já teve. Todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou.

“As cirurgias de catarata e pterígio são serviços financeiramente caros e muitos pacientes não possuem renda para realizar esses procedimentos na rede privada. O Governo do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Acqua, ofereceu esse serviço que foi muito importante para toda a população. Era notória a alegria dos pacientes ao terem sua visão restabelecida”, comentou Dayana Martins, coordenadora de enfermagem do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago.

A programação de aniversário da unidade conta com diversas atividades nesta semana. Esta segunda-feira (25/9) foi o Dia D da campanha de doação de sangue. Equipes do hospital em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro coletaram bolsas de sangue na unidade. Nos dias 26 e 27 serão realizados mutirão de mamografia e palestras com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Um momento de confraternização entre os profissionais está reservado para o dia 28.

A programação encerra com uma ação social na Praça do Centenário, no centro de Pinheiro, no dia 29. A população receberá atendimentos de saúde como aferição de pressão arterial, vacinação, entrega de preservativos e orientações com assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, além de receber informações sobre uso de medicamentos e ter acesso a serviços como corte de cabelo, automaquiagem, limpeza e aula de fit dance.