contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas ganha destaque ao solucionar caso complexo

18/01/2018

 Referência para quase 250 mil pessoas de 14 cidades, unidade apresentou caso de sucesso ao realizar parto de alto risco em gestante que teve perda de líquido amniótico e diabetes gestacional

A equipe técnica do Hospital Regional de Balsas, em Balsas (MA), apresenta alta capacidade diante de casos complexos. Essa atuação foi lembrada durante o Encontro de Gestores, promovido em dezembro pelo Instituto Acqua, no Maranhão. Diretores da unidade apontaram os resultados de 2017, projetaram iniciativas que serão adotadas a partir desse semestre e aproveitaram para compartilhar um dos trabalhos de maior repercussão que envolveu um procedimento de alto risco.

O caso de destaque, apresentado durante o Encontro de Gestores, foi o do bebê Miguel Câmara. A mãe, Anne Evelyn, teve oscilação de pressão arterial, perda de líquido amniótico e diabetes gestacional, o que tornou necessária a retirada do bebê com 33 semanas de vida. O pai, Régis, empresário da zona rural, já tinha providenciado um avião particular para levar a esposa à Goiânia para a realização do procedimento. No entanto, em conversa com equipe médica e direção do Hospital Regional de Balsas ficou constatado o preparo técnico da equipe para cuidar do parto especial na unidade. A partir desse retorno, Régis concordou em realizar o parto do filho em Balsas. “Pra mim era importante ver meu filho nascendo em Balsas, na nossa origem mesmo. A partir dessa confiança estabelecida nós desistimos de levar a Anne para outra região e concordamos que o parto seria feito no Hospital Regional da cidade. Foi uma grande alegria. Só tenho a agradecer toda equipe e elogiar a estrutura apresentada”, afirmou Régis.  

“Me surpreendi com o atendimento do hospital, desde a portaria até a equipe multiprofissional. Tive muito medo de perder meu filho, mas graças a Deus e aos profissionais ele ganhou peso sob os cuidados das pediatras e enfermeiras da UTI neonatal de Balsas. Essa unidade já está ajudando muitas gestantes que precisam de acompanhamento em partos de risco”, declarou Anne.  

Para o diretor-geral do hospital, Eliabe Wanderley da Silva Aguiar, realizar partos de forma humanizada é um passo importante para mudar a realidade de partos cirúrgicos na região. E esse caso do bebê Miguel consagrou ainda mais o profissionalismo da equipe em atender casos complexos. “Temos atualmente uma taxa de 51% de partos cesariana. Nossa meta é baixar esse número e diminuir o índice de transferência de paciente neonatal. Esse caso do Miguel foi um grande exemplo para nós de que estamos preparados para cuidar com muito carinho e comprometimento das futuras mães que terão seus filhos em Balsas”, ressaltou. 

Responsabilidade em números – O Hospital Regional de Balsas, que, entre tantos serviços de média e alta complexidade, oferece assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24h, atende e é referência para pelo menos 14 municípios da região. A unidade realiza 815 atendimentos diários. Entre consultas e exames, o hospital é dividido em 12 leitos clínicos, 14 pediátricos, 20 alojamento conjunto, 4 quartos PPP, 6 leitos de UCINCo, 6 leitos de UCINCa e 12 para UTI adulto, 4 salas cirúrgicas, além de contar com aproximadamente 360 funcionários e 13 equipes médicas. 

A unidade de saúde ainda possui estrutura para realizar atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia. Vale ressaltar que o hospital mantém atuação desde setembro do ano passado.