contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas realiza 42 mil procedimentos em três meses e expande assistência materno-infantil

14/12/2017

Inaugurada pelo Governo do Maranhão e Instituto Acqua, unidade beneficia 246 mil pessoas no Sul do Estado

Inaugurado em 20 de setembro para beneficiar uma população de 246 mil pessoas na região Sul do Maranhão, o Hospital Regional de Balsas realizou 42.062 procedimentos em 90 dias de funcionamento, entre consultas, partos e exames, entre outros atendimentos. A unidade é referência para atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral e possui 50 leitos.

Com o trabalho de 347 profissionais, o hospital realizou 5.920 consultas médicas nesse período nas especialidades de clínica geral, cirurgia geral, pediatria, cardiologia, ginecologia, mastologia, nefrologia e gastroenterologia. A equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais foi responsável por 11.783 atendimentos.

A infraestrutura da unidade de saúde também possibilitou a realização de 18.102 exames, entre diagnósticos em oftalmologia e cardiologia e serviços de diagnóstico por imagem, como ecodoppler, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e ultrassonografia.

Adaptada para atender as gestantes com conforto e humanização, a maternidade do hospital estimula as futuras mamães para o parto natural e oferece métodos não farmacológicos para alívio das dores, como bola para atividades no pré-parto, música ambiente e luz adaptável para o momento das contrações. Desde sua inauguração, 319 bebês nasceram no local, sendo que 58% foram por meio do parto normal.

Assistência – Prontamente atendida pela equipe de profissionais, que oferece assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24h, Anne Evelyn deu à luz em novembro ao pequeno Miguel Câmara quatro semanas antes do previsto. Durante a gestação, ela teve oscilação de pressão arterial, perda de líquido amniótico e diabetes gestacional, o que tornou necessária a retirada do bebê com 33 semanas de vida. Miguel nasceu com cerca de dois quilos.

“Fui fazer exames de rotina quando a obstetra falou que o parto teria de ser imediato por conta da grande perda de líquido e das dores de cabeça que sentia. Me surpreendi com o atendimento do hospital, desde a portaria até a equipe multiprofissional”, contou Anne. Mãe e bebê receberam alta após dez dias de internação. “Tive muito medo de perder meu filho, mas graças a Deus e aos profissionais ele ganhou peso sob os cuidados das pediatras e enfermeiras da UTI neonatal. A chegada desta unidade vai ajudar muitas gestantes que precisam de acompanhamento em partos de risco”, afirmou. A unidade é referência para 14 municípios da região.