contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Balsas realiza cerca de 5 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento

24/10/2017

Unidade é referência na região Sul do Estado e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Inaugurado em 20 de setembro pelo Governo do Maranhão e Instituto Acqua, o Hospital Regional de Balsas realizou 5.769 atendimentos, entre internações, partos, cirurgias, consultas médicas em diversas especialidades e cirurgias, entre outros serviços, no primeiro mês de funcionamento. A unidade é referência para atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral, beneficiando uma população de 246 mil pessoas.

Em 30 dias o hospital proporcionou atendimento de excelência em saúde para famílias como a de Alaine Conceição e seu marido Geraldo, pais dos primeiros gêmeos que nasceram na unidade. Os recém-nascidos Geovane e Gabriel vieram ao mundo após a mãe ser atendida em 13 de outubro na unidade.

Com tratamento diferenciado e humanizado, o parto normal foi bem-sucedido. “Assim que cheguei fui logo atendida. Gostei do atendimento dos médicos e enfermeiros, eles foram bem atenciosos. Aqui é tudo diferente e cheio de equipamentos novos”, contou Alaine com os filhos no colo. A família mora em Alto Parnaíba, distante 233 km de Balsas.

A unidade conta com 50 leitos, com 10 leitos de UTI Adulto, seis de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e quatro de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru, além de ser referência e complementar o trabalho realizado nos municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Outra história que exemplifica os benefícios da instalação do hospital é a do aposentado Euclides Ribeiro de Oliveira, morador de Balsas. Enquanto aguardava para entrar no centro cirúrgico, o aposentando falou da importância da unidade para a região. “É bom ser atendido em um lugar com essa estrutura. Aqui tudo é bem diferente e toda a cidade está muito feliz com a chegada desse hospital”, afirmou.

Balanço – Desde sua inauguração até o dia 20 de outubro, a unidade contabilizou 1.178 consultas feitas pela equipe multiprofissional; 2.542 exames de ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e análises clínicas; 817 consultas; 743 atendimentos de enfermagem; 289 cirurgias; 143 atendimentos de urgência e 57 internações. Além disso, o hospital realizou 182 cirurgias de catarata e 63 de pterígio durante mutirão oftalmológico em 5 e 6 de outubro.

“Foi um mês de aprendizado, planejamento e aproximação com os municípios atendidos. A unidade era um sonho para a região e estamos nos empenhando para prestar um serviço de qualidade a essa população antes desassistida”, pontuou Eliabe Aguiar, diretor-geral do Hospital Regional de Balsas.

Estrutura – Com 4 mil m², a unidade de saúde realiza atendimentos nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de contar com estrutura para exames laboratoriais, diagnósticos em oftalmologia e cardiologia e serviços de diagnóstico por imagem, como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia.