contato@institutoacqua.org.br

Hospital Regional de Ponta Porã (MS) é selecionado para participar do projeto Paciente Seguro

17/04/2019

Direção e coordenação do hospital estiveram em Brasília para oficializar a iniciativa; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã, foi um dos três hospitais selecionados em Mato Grosso do Sul para participar do Projeto Paciente Seguro.  A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Direção e coordenadores do Hospital Regional integraram o 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro, que ocorreu na segunda quinzena deste mês, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). Durante o evento, mais de 300 profissionais de saúde se reuniram para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O projeto visa orientar os hospitais sobre as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente baseado nas métricas utilizadas pelos principais hospitais de excelência do Brasil. “A adesão do nosso hospital ao projeto é muito importante, nosso intuito é que o hospital não ofereça risco à integridade e segurança do paciente. O congresso foi muito produtivo, tivemos contato com diversos profissionais e o enfoque foi a segurança do paciente e protocolos institucionais desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde. Também participamos de palestras, inclusive com preletores internacionais de renome. Vamos iniciar implantando primeiro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente e disseminaremos para toda nossa equipe”, disse Cássio Humberto Rocha, coordenador técnico da UTI do Hospital Regional de Ponta Porã.

A equipe do Hospital Moinhos de Vento fez uma visita à unidade hospitalar mês passado para realizar diagnóstico. A meta é desenvolver os protocolos e implantar ainda neste mês algumas medidas estabelecidas pelo projeto.

A iniciativa – O Projeto Paciente Seguro tem a finalidade de contribuir para a qualificação do cuidado em estabelecimentos de saúde, além de efetivar a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Uma das medidas do programa é a obrigatoriedade de todos os hospitais criarem os Núcleos de Segurança do Paciente. Esses núcleos devem promover ações para a implantação de práticas seguras. Também são desenvolvidas ações educativas, formação de profissionais competentes para executar Ciclos de Melhoria Contínua nos hospitais, integração das instituições participantes para promover a troca de experiências e aprendizado, e a educação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).