contato@institutoacqua.org.br

Iniciativa VilaMundo atrai milhares de pessoas e mantém protagonismo do Acqua em projetos culturais

14/12/2017

Em parceria com Catraca Livre, Chave VilaMundo oferece dezenas de descontos nas regiões paulistanas da Vila Madalena, Centro e Avenida Paulista; em Santo André, cupons já chegam à Feira Vegana

Estimular o desenvolvimento local, projetar arranjos criativos e, de quebra, beneficiar milhares de pessoas que buscam entretenimento. Com essa proposta surgiu há seis meses a iniciativa VilaMundo – portal que reúne informações culturais e descontos diante de vários estabelecimentos comerciais paulistanos das regiões de Vila Madalena, Centro e Avenida Paulista. Recentemente, em novembro, a ação também chegou à Feira Vegana do Instituto Acqua – tanto em São Paulo quanto na cidade de Santo André. Diversos produtores aderiram à ideia para comercializar vários itens gastronômicos e têxteis.

Com uma história construída junto à comunidade, marcando projetos que incentivam o desenvolvimento socioeconômico dos locais onde atua, o Instituto Acqua mantém o VilaMundo, concebido pelo Catraca Livre e Cidade Escola Aprendiz, para reforçar o compromisso com a economia criativa. O projeto iniciou em junho no Armazém da Cidade, galpão cultural que fica na Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Jardim das Bandeiras (SP).

A partir de três regiões da cidade de São Paulo, o site vilamundo.catracalivre.com.br utiliza a criação de uma moeda própria. Bares, restaurantes, lojas, ateliês e até serviços, entre outros estabelecimentos nessas áreas, atuam com descontos para quem usar a ‘Chave VilaMundo’. O recurso pode ser baixado por qualquer pessoa com um smartphone conectado à internet, diretamente pela página online ou aplicativo.

Com a moeda virtual, por exemplo, é possível assistir shows de grandes artistas pela metade do preço, ou ainda garantir sessões de cinema a preços mais em conta. A rede Cinemark, uma das empresas parceiras do site, disponibiliza diversos ingressos com desconto. A marca também é uma das recordistas do portal (foram 270 mil Chaves baixadas para as ofertas). Reunindo todos os parceiros, de junho a novembro, foram quase 460 mil downloads.

“Os arranjos criativos são uma experiência que gera a possibilidade de inclusão cultural, digital e social, além de geração de renda. É um modelo de tecnologia social que pode ser replicado por todo o Brasil e que começou, em junho, na Vila Madalena e Avenida Paulista expandindo-se para o Centro”, explica Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador do Catraca Livre, uma das entidades parceiras do Instituto Acqua.

Diante do olhar projetado para expandir a ação até demais localidades, Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua, acredita que o papel desenvolvido até aqui mostra um resultado próspero. “Essa iniciativa com o VilaMundo reforça nosso papel de devolver para a sociedade benefícios e recursos que ampliam as oportunidades de geração de renda e de qualidade de vida. Acreditamos no potencial das comunidades como alavanca do desenvolvimento local e temos certeza que esse projeto ainda vai beneficiar pessoas em muitas cidades. Recentemente começamos a trazer a Chave para descontos em nossa Feira Vegana de Santo André, após iniciar com os eventos no Armazém da Cidade. Aos poucos vamos evoluindo e formando a rede”, afirma.