contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua assume gestão do Hospital Dr. Carlos Macieira e realiza evento de integração entre os colaboradores em São Luís (MA)

04/06/2018

Unidade é 11ª sob gestão da parceria entre Acqua e Secretaria de Estado da Saúde; nova administração começou em 21 de maio

Desde 21 de maio sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) recebeu profissionais da área assistencial e administrativa em 30 de maio, no auditório, para uma atividade de integração entre colaboradores da unidade e gestores do Instituto e SES.

Com cerca de 1 mil profissionais e 221 leitos, sendo 47 de UTI, o HCM é referência estadual em atendimentos de alta complexidade no Maranhão. O hospital conta com área construída de 20 mil m² e oferece assistência em urgência, emergência, clínica cirúrgica e médica, exames de imagens e laboratoriais, consultas, cirurgias e atendimento multiprofissional – que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia –, além de atendimentos em odontologia hospitalar e sessões de hemodiálise, entre outros serviços.

A mudança na gestão do hospital traz para os profissionais a experiência de 19 anos do Instituto na área da Saúde, bem como as ações e expertise que colocaram em destaque no Estado a qualidade do atendimento humanizado oferecido à população nas unidades sob gerenciamento da parceria Acqua/SES. Durante o encontro, os gestores do Instituto também apresentaram o trabalho realizado ao longo dos últimos três anos no Maranhão, que resultaram em melhorias nos serviços oferecidos na rede pública de saúde.

A forma de conduzir o trabalho na unidade, a importância dos regulamentos de compras e recursos humanos, a obrigação de utilizar os equipamentos de proteção individual e outras informações foram passadas para os colaboradores presentes durante a integração. A atividade também incluiu entrega de jalecos padronizados do Instituto para os coordenadores da equipe de enfermagem.

Coordenadora das unidades do Maranhão e diretora do Instituto Acqua, Paula Assis destacou a importância da ação ao apresentar os gestores do Instituto para os profissionais do HCM. “Esta é a 11ª unidade sob gestão do Acqua no Maranhão em parceria com a SES. Cada unidade tem sua particularidade, mas todas têm a mesma filosofia de atendimento, focada no bem-estar do paciente e seus acompanhantes e é assim que vamos caminhar aqui no HCM também”, afirmou.

O diretor-geral do hospital, Marko Antônio de Freitas Santos, reforçou a importância da equipe multiprofissional no atual momento da unidade. “Com a mudança na gestão teremos a abertura de novos serviços e retomaremos o crescimento do Carlos Macieira como hospital de alta complexidade. Para isso, contamos com o engajamento de todos os colaboradores, que são o verdadeiro pilar desta unidade.”

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde também acompanharam o encontro e a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar, falou sobre a mudança realizada na gestão da unidade. “O Instituto Acqua já realiza um bom trabalho em outras unidades e fiquei feliz ao saber que iria assumir o Hospital Dr. Carlos Macieira, pois acredito que por meio do trabalho sério, correto, valorizando tanto o profissional como as equipes, o resultado é positivo. A parceria de todos é fundamental”, concluiu.

Dados – O volume de atendimentos realizados em 2017 pelo Hospital Dr. Carlos Macieira reforça sua importância no atendimento da população no Estado. No ano passado, a unidade foi responsável por 565 mil exames laboratoriais e de imagem, 236 mil atendimentos da equipe multiprofissional, que inclui a área de reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia), enfermagem, serviço social, nutrição e odontologia hospitalar, 22 mil consultas ambulatoriais e 5,4 mil cirurgias nas especialidades geral, vascular, cardiologia, neurocirurgia, urologia, plástica reparadora, dermatologia, cirurgia torácica, cabeça e pescoço e proctologia, além de cirurgias odontológicas realizadas em pacientes em tratamento nas UTIs.

A unidade de hemodiálise registrou 23 mil sessões do tratamento, que atende pacientes em três turnos com acompanhamento da equipe multiprofissional. Outro dado relevante do hospital: ao longo de 2017, a unidade realizou 20 mil atendimentos na área do Serviço Social, que se inicia desde a chegada do paciente e envolve orientações aos familiares sobre direitos previdenciários e encaminhamento a casas de apoio, entre outras orientações. Na área da odontologia hospitalar foram cerca 3,8 mil atendimentos.

Acqua no Maranhão – Além do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), o Instituto Acqua faz a gestão das maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Nossa Senhora da Penha e Benedito Leite, do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), da Casa de Apoio Ninar e da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), todas localizadas em São Luís.

No interior do Estado, o Acqua também gerencia o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro; o Hospital Regional de Balsas; e o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.