contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua comemora 19 anos com shows de grandes nomes da MPB e do samba

23/04/2018

Juçara Marçal, Suzana Salles, Kiko Dinucci e Carlinhos Garoa e banda integram programação com entrada gratuita em Santo André

Para celebrar os 19 anos de ampla atuação frente à gestão de projetos em áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidadania e Cultura no País, o Instituto Acqua promove em (5/5), a partir das 14h, evento que reúne artistas consagrados no cenário musical brasileiro. A programação, que será realizada na sede do Instituto (Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André), inclui Juçara Marçal, Suzana Salles, Kiko Dinucci e Carlinhos Garoa e banda. Com entrada gratuita, os visitantes ainda poderão degustar comida de boteco.

Conhecida tanto pelo seu trabalho nos grupos Vésper Vocal, A Barca e Metá Metá como pela carreira solo, Juçara Marçal lançou em parceria com Kiko Dinucci o disco Padê, em 2008. Em 2011, 2012 e 2016 emplacou três álbuns com o trio Metá Metá (com Dinucci e Thiago França). Recentemente, em novembro de 2017, teve participação com o rapper Criolo na canção Fio de Prumo (Padê Onã), do álbum Convoque seu Buda.

Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Suzana Salles apresentarão no auditório do Instituto Acqua um show especial voltado ao repertório de Itamar Assumpção. O compositor, figura expoente da Vanguarda Paulista, faleceu em 2003, e seu legado continua a influenciar vários compositores e intérpretes, como Zélia Duncan e Anelis Assumpção.

Kiko Dinucci é fiel à linguagem de Itamar em seu modo de tocar violão, dando destaque às frases de baixo e pulsação, assim como Juçara Marçal interpreta e reinventa os fraseados das cortantes palavras de Itamar. Suzana Salles trabalhou intensamente com o compositor desde os primórdios da Banda Isca de Polícia e até hoje dá continuidade à obra do artista. “Nós três montamos o show há oito anos, em constante mutação devido o vasto repertório de Itamar, e será com imenso prazer que vamos apresentá-lo em Santo André nesta festa em comemoração ao aniversário do Instituto Acqua”, comenta Juçara Marçal.

Diante da vasta programação de atividades culturais que o Acqua mantém mensalmente, Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto, demonstra entusiasmo com o rumo que o espaço cultural de Santo André apresenta. “Já transformamos ao longo desses 19 anos muitos personagens em diversas áreas de atuação. E no último ano intensificamos nossa vocação cultural com a sede de Santo André. Além de torná-la um espaço de apropriação da população, incentivamos várias expressões artísticas. Essa festa vai além da comemoração, é o resultado feliz de um trabalho intenso de todos nossos colaboradores e uma indicação de que mais atrações de qualidade vão surgir daqui para frente. O Acqua respeita a diversidade e reforça seu papel de enaltecer a cultura regional”, garante.

Serviço

Show de 19 anos do Instituto Acqua

Sábado, 5 de maio, a partir das 14h;

Local: Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, Santo André (SP);

Entrada gratuita;

Mais informações: (11) 4823-1800.

História – Fundado em 1º de maio de 1999, o Instituto Acqua teve sua primeira sede no Parque Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires (SP). No local, o Acqua criou o Centro de Referência Ambiental, firmando-se como referência no Terceiro Setor nacional com programas socioambientais e de qualidade urbana.

Em 2003, o Instituto foi reconhecido como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e, desde 2013, tem se qualificado como OSS (Organização Social de Saúde) em diversas esferas governamentais, sendo reconhecido como tal em diferentes estados do País.

Tradicionalmente, desde sua criação, o Acqua trabalha em parceria com os setores público e privado, universidades, outras organizações não governamentais e Conselhos de Políticas Públicas no desenvolvimento e implementação de programas e projetos.

Gestão em Saúde – Ao longo dos últimos onze anos, o Instituto se especializou na gestão em Saúde e hoje atua em diversos projetos na área, contando com 3.500 profissionais em seus quadros.

No Estado do Maranhão, o Instituto Acqua iniciou sua atuação em maio de 2015 e hoje faz a gestão de dez unidades de saúde, incluindo maternidades, hospitais, um centro odontológico e um centro de referência em neurodesenvolvimento, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Vale destacar que três hospitais estão no interior do Estado, em Pinheiro, Balsas e Santa Inês, e são referências no atendimento à população dessas regiões.

Desde fevereiro de 2015, o Instituto atua em cinco penitenciárias instaladas em Franco da Rocha (SP), garantindo o acompanhamento da saúde de cerca de 10,6 mil pessoas privadas de liberdade por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo.

Sustentável – Entre as iniciativas sustentáveis realizadas pelo Instituto destacam-se parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, firmada em outubro de 2013, para a realização de atividades de ações complementares nos 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André) da cidade; cursinho preparatório para o Enem, oferecido gratuitamente em São Paulo para pessoas de baixa renda; e projeto de capacitação de agentes de transformação social por meio de curso de jardinagem oferecido em comunidades de Santo André com patrocínio da Petrobras.

Em 2016, teve início o Instituto Acqua em Ação, uma atividade que leva para diferentes comunidades ações sociais e de saúde que podem ser feitas ao ar livre em praças públicas, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas, vacinação, oficinas e ações de higiene bucal.

Cultura e Economia Criativa – Em maio de 2017, o Instituto Acqua inaugurou espaço cultural localizado em sua sede na cidade de Santo André (SP). O local conta com infraestrutura para atividades educacionais e culturais. Além dos cursos de formalização em jardinagem, palestras para empreendedores e aulas de canto coral, oficinas para terceira idade e demais iniciativas, o espaço recebe mensalmente a Feira Vegana do ABC – idealizada pelo Acqua e referência para o segmento nas sete cidades da região. O evento reúne 2 mil pessoas ao mês e além de apoiar a causa animal, incentiva pequenos produtores artesanais e desperta o olhar da comunidade regional para hábitos saudáveis.

Há nove meses, o Acqua também mantém a iniciativa VilaMundo, em parceria com o Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e a Cuponeria. A plataforma mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais no Grande ABC e São Paulo. Em soma, desde abril deste ano, o Acqua também promove mensalmente o Bazar VilaMundo, uma feira que reúne brechós, música, gastronomia, cosméticos e artesanato.

Vários artistas já passaram pelo espaço cultural em um ano, dentre eles nomes como Andreas Kisser (Sepultura), Nômade Orquestra, Lurdez da Luz, Everson Pessoa, Kleber Albuquerque, Vasco Faé e outros grandes músicos e intérpretes. Em março deste ano, o auditório do espaço cultural também contou com o lançamento da galeria ABC das Artes – que homenageia artistas importantes para a região do Grande ABC, como os sambistas Dona Inah, Mimi Boêmio e Joca Sete Cordas.

O Instituto Acqua e a Rádio Brasil Atual (98,9 FM) também promovem no mesmo espaço, mensalmente, o programa "Hora do Rango", comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta. A ação resgata a história artística da região por meio de entrevistas e apresentações musicais de músicos convidados.