contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua conscientiza população e faz atendimentos de saúde em unidades no Maranhão durante Novembro Azul

08/11/2017

Maternidades e hospitais da Capital e interior do Estado terão programação variada ao longo do mês

Com o tema “Saúde é prioridade”, as unidades de saúde no Maranhão gerenciadas pelo Instituto Acqua realizarão diversas ações durante o Novembro Azul, período do ano marcado por atividades de prevenção contra o câncer de próstata. A programação contará com atendimentos, palestras, encaminhamento para exames e distribuição de material informativo, entre outras ações.

Em São Luís, pacientes, acompanhantes e profissionais da Maternidade Benedito Leite poderão participar de palestras no dia 13, às 14h30. Haverá orientação para prevenção do câncer de pênis no dia seguinte, além de tarde da beleza com serviços de limpeza de pele para os profissionais e apresentação musical. Nos dois dias a unidade fará encaminhamento para exames laboratoriais preventivos e ultrassom da próstata para homens a partir de 40 anos.

As ações na Maternidade Marly Sarney estão programadas para o dia 16, a partir das 8h. No período da manhã haverá distribuição de material informativo, palestra, roda de conversas com os profissionais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata e encontro com representantes de associações de pessoas com a doença. À tarde a unidade realizará testes rápidos, exames e avaliação nutricional.

Palestras sobre o câncer de próstata serão ministradas pela equipe da Casa de Apoio Ninar às terças, quartas e quintas-feiras deste mês, sempre às 14h, para os pais das crianças que recebem atendimento na unidade de saúde.

Interior – Em Pinheiro, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago terá mutirão de ultrassonografia de próstata e exame PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) em 10 de novembro, às 9h, além de palestra sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em 15 de novembro, no mesmo horário.

Até o fim do mês, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, pretende zerar a fila de espera de pacientes que precisam passar por cirurgias urológicas. A programação de ações do Novembro Azul na unidade inclui também palestras de conscientização e atendimentos para os profissionais no dia 16, a partir das 15h.

O Hospital Regional de Balsas terá palestra sobre prevenção, fatores de risco e tratamento do câncer de próstata, no dia 24, às 10h, para pacientes que estiverem na unidade. No mesmo dia, às 16h, acontecerá uma corrida para marcar as ações de conscientização na cidade, nas modalidades 100m, 400m e 1.000m. O evento será realizado em área próxima ao hospital, na Avenida 02, Conjunto Habitacional Balsas. Para participar é necessário doar fraldas tamanho RN (recém-nascido) até o dia 23, às 12h. O material arrecadado será utilizado pelos bebês atendidos na unidade de saúde.