contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua: DNA marcado por projetos de cunho sustentável ao longo de seus 19 anos

18/05/2018

A partir das primeiras iniciativas focadas na preservação ambiental, Acqua ampliou atuação com projetos nas áreas da Educação, Qualificação Profissional e Esportes, entre outras

O Instituto Acqua nasceu com o DNA marcado por projetos de cunho sustentável e voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde suas iniciativas acontecem.

Desde o início de sua história, o Acqua participou e realizou debates públicos em prol do meio ambiente em simpósios e conferências no Grande ABC, fortalecendo uma agenda positiva em torno de temas como destinação de resíduos sólidos e conservação de nascentes, além de promover a mobilização de comunidades para a preservação de áreas de manancial, realizar passeios guiados com crianças em parques e oficinas ambientais e abrir uma Sala Verde – espaço credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente para discussões e oferta de livros para consultas e estudos.

A atuação do Instituto em projetos de sustentabilidade ganhou nova dimensão ao implementar projetos na área da Educação, trabalhando o conceito de escola sustentável por meio de vivências de educação ambiental para alunos dos ensinos fundamental e médio e oficinas socioculturais em parques públicos realizadas durante o período de férias escolares. No campo da qualificação profissional, foram realizados cursos de jardinagem e paisagismo por meio de projetos como o Comunidade Viva, que capacitou cerca de 200 pessoas.

Em Esportes, outra área de forte presença do Instituto, a prática de atividades físicas também foi levada para regiões desprovidas de infraestrutura e pessoas em situação de vulnerabilidade social e de saúde. Entre as ações realizadas, vale destacar as oficinas esportivas levadas para 100 jovens da comunidade da Vila Guilherme, e atividades físicas com orientação ambiental ministradas para 40 mil pessoas em São Sebastião.

Projetos atuais – Entre as iniciativas recentes do Instituto destacam-se parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, firmada em outubro de 2013, para a realização de atividades de ações complementares nos 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André) da cidade; cursinho preparatório para o Enem, oferecido gratuitamente em São Paulo para pessoas de baixa renda e vulnerabilidade social; e projeto de capacitação de agentes de transformação social por meio de curso de jardinagem oferecido em comunidades de Santo André (SP) com patrocínio da Petrobras.

Cultura e Economia Criativa – Em maio de 2017, o Instituto Acqua inaugurou espaço cultural localizado em sua sede na cidade de Santo André. O local conta com infraestrutura para atividades educacionais e culturais. Além dos cursos de formalização em jardinagem, palestras para empreendedores e aulas de canto coral, oficinas para terceira idade e demais iniciativas, o espaço recebe mensalmente a Feira Vegana do ABC – idealizada pelo Acqua e referência para o segmento nas sete cidades da região.

Há nove meses, o Acqua também mantém a iniciativa VilaMundo, em parceria com o Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria. A plataforma mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais no Grande ABC e São Paulo. Desde abril deste ano, o Acqua também promove mensalmente o Bazar VilaMundo, uma feira que reúne brechós, música, gastronomia, cosméticos e artesanato.

O Instituto Acqua e a Rádio Brasil Atual (98,9 FM) promovem no mesmo espaço, mensalmente, o programa 'Hora do Rango', comandado pelo apresentador Oswaldo Luiz Colibri Vitta. A ação resgata a história artística da região por meio de entrevistas e apresentações de músicos convidados.