contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua e Governo do Maranhão avançam na assistência materna e infantil em 2016

12/01/2017

Qualidade do atendimento à população foi ampliado com os investimentos em três maternidades da Capital e inauguração do Ninar para o tratamento de crianças com microcefalia e outras doenças

Ao longo de 2016, o Governo do Maranhão e o Instituto Acqua realizaram reformas, ampliações, adoção de novas práticas de saúde, parcerias e construção do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) para ampliar a qualidade do atendimento à população do Estado. Diversos investimentos também foram feitos nas maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, todas em São Luís e sob gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Na Maternidade Marly Sarney a gestante recebe os primeiros cuidados no setor de Classificação de Risco, que avalia o estado de saúde da paciente e a encaminha para receber o atendimento adequado. A unidade passa por reformas na UTI neonatal e ampliação dos centros cirúrgicos (4), leitos de UTI (10) e de enfermaria (60).

Outro avanço obtido na unidade é o método de colostroterapia. Após o parto, quando a criança nasce com deficiência imunológica, a equipe de obstetrícia aplica esse método, que consiste em utilizar o colostro, produzido pela mama, como suplemento imunológico nos recém-nascidos. Esse é um dos principais cuidados a serem estabelecidos nas primeiras horas de vida dos bebês.

A Maternidade Benedito Leite recebeu reformas e readequação da sala de pré-parto, o que possibilitou a presença de um acompanhante homem durante o parto pela primeira vez em uma maternidade estadual. A sala de pré-parto não tinha divisões e, hoje, está organizada e cada paciente fica isolada por cortinas, o que permite mais privacidade para cada uma. A organização dos setores contribui para o conforto das pacientes e tornou o atendimento mais ágil e eficiente. O parto natural também já é adotado na unidade de saúde desde julho.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha mais de 70% dos partos são normais com atendimentos humanizados, assegurando rápida recuperação da mãe. Para o bebê é aplicado o método Canguru, que intensifica o vínculo materno e estimula o desenvolvimento completo da criança. O método é uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para recém-nascidos de baixo peso e se realiza no contato pele a pele entre mãe e bebê.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a política estadual adotada expande a assistência na Capital e municípios, o que possibilita maior acesso aos serviços de saúde. “O governo trabalha para que tanto a assistência primária quanto serviços de média e alta complexidade estejam disponíveis e qualificados ao alcance da população. Com as novas adequações físicas e de práticas de saúde adotadas, caminhamos para reduzir disparidades históricas e oferecer mais agilidade e diversidade no atendimento às mulheres e crianças”, afirmou.

Criação do Ninar – O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) foi inaugurado em março de 2016 para oferecer tratamento especializado às crianças com problemas de neurodesenvolvimento, entre os quais, a microcefalia. O corpo clínico da unidade é formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

Com a abertura do centro de referência, atendimentos que já eram prestados às crianças com microcefalia em vários locais foram integrados em um único espaço, para facilitar o acesso e dar comodidade às crianças e seus familiares. Mais de 500 atendimentos são realizados por mês no local, entre consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

 

Fotos: Gilson Teixeira/Secap