contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua passa a administrar UPA Santa Rita na Paraíba

09/04/2019

Unidade é referência para mais de 300 mil pessoas na região que atende seis municípios; esta é a terceira UPA estadual que o Acqua gerencia 

O Instituto Acqua, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, assume a partir desta terça-feira (9/04) gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santa Rita, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa. Nas últimas semanas, o Acqua também passou a gerenciar outras duas unidades locais, a UPA Guarabira e UPA Princesa Isabel, no interior do Estado. 

A UPA Santa Rita funciona 24 horas e está habilitada a atender população de Santa Rita, Sapé, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, São Miguel de Taipu e Pilar, sendo referência para 300 mil moradores dos seis municípios. A unidade tem estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência. A estratégia de atendimento está ligada ao trabalho do Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde. O serviço conta com uma equipe multiprofissional qualificada formada por médicos (clínicos gerais, pediatras e cirurgiões), enfermeiros e assistentes sociais.

Possui dois consultórios médicos; uma sala de acolhimento com classificação de risco; uma sala de atendimento a paciente crítico/grave (vermelha); sala de atendimento (assistente social); um posto de enfermagem e serviços; sala de inalação; salas de observação; sala de eletrocardiograma; sala amarela; sala de raio-X; um laboratório e sala de coleta de exames; um quarto individual de curta duração, uma sala de aplicação de medicamentos e reidratação; um Centro de Material e Esterilização e uma Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF. 

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, gerenciar a UPA Santa Rita irá somar ao desempenho da instituição frente aos novos projetos no Estado. “A UPA Santa Rita é a terceira que assumimos na Paraíba e, assim como o trabalho que o Acqua desenvolve na administração do Centro de Reabilitação CER IV de Sousa, trazemos gestão eficiente, humanizada e comprometida com a qualidade. Vamos ser grandes parceiros junto ao Governo para ofertar melhores ações à população que tanto depende dos serviços essenciais”, comenta. 

Inaugurada em outubro de 2010, a unidade é fruto de uma parceria entre a SES e o Ministério da Saúde para suprir a demanda excedente dos hospitais na área de urgência e emergência, além de potencializar o atendimento da população do município e da região. Na obra e em equipamentos, foram investidos R$ 3,9 milhões, à época. A UPA Santa Rita foi a primeira inaugurada na Paraíba.