contato@institutoacqua.org.br

Instituto Acqua realiza 4,6 milhões de procedimentos e 37,5 mil partos em três anos no Maranhão

18/05/2018

Levantamento indicou que unidades sob gestão da parceria entre Instituto e Governo do Estado geraram três procedimentos por minuto no período

O desafio de gerenciar unidades de saúde exige compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas, principalmente, capacidade para manter em funcionamento uma estrutura de atendimento eficiente. Desde sua chegada ao Maranhão, há três anos, o Instituto Acqua foi responsável pela realização de 4,6 milhões de procedimentos em dez unidades que estão sob sua gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para se ter uma ideia do que representa esse número, as três maternidades, quatro hospitais, um centro odontológico, um centro de referência e uma unidade especializada no tratamento de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento realizaram juntas três procedimentos por minuto desde maio de 2015 até abril deste ano.

Entre esses procedimentos estão: 1,4 milhão de consultas médicas e multiprofissionais, 2,5 milhões de exames, 500 mil procedimentos médicos e de enfermagem, 75,5 mil internações e 23,6 mil cirurgias. Tais números revelam a importância da atuação dos profissionais do Instituto no Estado.

Considerada uma das áreas que receberam atenção especial devido à demanda histórica por melhorias, a saúde da mulher e do recém-nascido foi beneficiada por meio da implantação de um atendimento humanizado, incentivo ao parto natural e investimento nas maternidades estaduais, de forma a torná-las referência no Estado. “O Acqua iniciou essas transformações e, com o apoio do Governo do Estado, possibilitou a realização do primeiro parto natural da rede pública do Maranhão, reforçou as rodas de conversas com gestantes e familiares e modernizou o atendimento com novos equipamentos, treinamento da equipe e infraestrutura para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade”, detalhou Analamacia Brito, coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão.

Com essas mudanças, as maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, bem como o Hospital Regional de Balsas, garantiram o nascimento de 37,5 mil crianças em três anos, das quais 53% vieram ao mundo por meio do parto normal. Em outras palavras, 34 bebês nasceram por dia sob os cuidados das equipes das unidades gerenciadas pela parceria Acqua/SES.

No interior do Estado, os Hospitais Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e Regional de Balsas, em Balsas, inaugurados no decorrer desses três anos, ampliaram o acesso a procedimentos de média e alta complexidade e responderam por 15 mil cirurgias. Com mutirões realizados periodicamente nessas unidades, as filas de espera por procedimentos nessas regiões também reduziram.

Referência no tratamento de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) atendeu 1.713 pacientes com microcefalia e realizou 34 mil consultas, 22 mil exames e 6,4 mil procedimentos de enfermagem desde sua inauguração, em abril de 2016, até o mesmo período deste ano.

Na Casa de Apoio Ninar, extensão do atendimento oferecido no Centro de Referência, foram registradas 36,9 mil consultas, 1 mil exames, 13,4 mil terapias individuais e em grupo e 33,7 mil atendimentos multiprofissionais, que incluem medicação, pesagem e nebulização, além de procedimentos realizados por fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Por fim, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), inaugurada em fevereiro de 2018, fez 9,1 mil atendimentos em apenas 50 dias de funcionamento. Aplicação de flúor, canal, raspagem e restaurações estão entre os principais procedimentos realizados, marcando o início de um atendimento odontológico de média complexidade acessível e gratuito à população maranhense.

“O balanço desses 1.095 dias de atuação do Instituto Acqua num dos Estados mais populosos do Nordeste indica avanços históricos na oferta de serviços de saúde e uma parceria que tem como perspectiva fazer do SUS uma alternativa cada vez mais eficiente. Importante ressaltar que o resultado desse trabalho conjunto entre Acqua e SES será acolher cada pessoa que busca uma unidade de saúde com um atendimento que sensibiliza e gera benefícios que podem ser percebidos na vida do paciente e de seus familiares”, avaliou Paula Assis, diretora do Instituto Acqua e coordenadora das unidades do Maranhão.