contato@institutoacqua.org.br

Jornada da Cidadania e Empregabilidade tem mais de 2 mil atendimentos de saúde promovidos pelo Acqua

21/09/2018

Os reeducandos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Franco da Rocha participaram neste mês da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento, realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo, teve 2.214 atendimentos de saúde realizados pelos profissionais do Instituto Acqua.

Ao todo, 1.309 homens privados de liberdade participaram da ação no CPP e tiveram acesso a testes rápidos de HIV e sífilis, exames de glicemia, orientações sobre saúde bucal, entre outras atividades.

“Essas ações são importantes para orientar e conseguir, através dos procedimentos, o diagnóstico de forma precoce”, explicou Priscila Fernanda, coordenadora técnica do Instituto Acqua em Franco da Rocha.

Os profissionais realizaram 194 testes rápidos de HIV, 195 testes de Sífilis, 195 testes de hepatite B, 195 testes para hepatite C, 187 testes de glicemia, além de 187 aferições de pressão arterial e avaliações antropométricas (usadas para identificar o percentual de gordura do paciente). Já no setor de orientações sobre saúde bucal e escovação, 126 reeducandos foram atendidos.

Sobre a Jornada de Cidadania e Empregabilidade

O evento acontece em média duas vezes ao ano em cada unidade prisional do Estado e oferece um conjunto de serviços de saúde, corte de cabelo, orientação jurídica, emissão de documentos e palestras, entre outros. O Acqua é responsável pelas ações ligadas a área da saúde e por isso proporcionou um mutirão de procedimentos no local com o apoio de médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam em cinco unidades prisionais de Franco da Rocha por meio da parceria entre Instituto, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.