contato@institutoacqua.org.br

Jovem consegue vaga em universidade após fazer curso pré-vestibular gratuito promovido pelo Acqua

15/03/2018

Em parceria com a Noctuam Educação, curso preparou a estudante de 22 anos, Danilla da Silva Tavares, para o Exame Nacional do Ensino Médio; agora ela estuda psicologia

Entre cotidiano de exceções, jovens tentam encarar os desafios propostos pela idade e impostos por conflitos internos, pela população e governo: enfrentar as inseguranças, os preconceitos e a má distribuição de renda no país. Nesse Brasil de sobressaltos, Danilla da Silva Tavares, 22 anos, ergue o olhar para enxergar um caminho mais iluminado e menos moroso. "Quero conhecer o máximo que puder, experimentar". É com essa proatividade e desejo que a estudante iniciou o curso de psicologia na Uninove, em São Paulo, após ter realizado o curso pré-vestibular gratuito promovido pelo Instituto Acqua e Noctuam Educação durante 2017 – a ação integra o projeto Universidade Cidadã.

Com aulas no espaço Casa1, república de acolhimento LGBT, em São Paulo, Danilla se preparou para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o primeiro passo natural para quem quer buscar uma vaga em universidade sem realizar vestibulares próprios das instituições. "Eu estava muito ansiosa. Me sentia preparada, porque o cursinho foi excelente. Quando fui fazer o ENEM parecia um bicho de sete cabeças, mas no fim foi tranquilo. Reconheci muita coisa que havia visto no curso. Humanas fui muito bem. Matemática sempre foi meu fraco, mas consegui boa pontuação. E olha, me surpreendi", relembra a estudante.

O curso preparatório abordou as disciplinas exigidas pelo ENEM e contou com várias ferramentas para ampliar o aprendizado, como material didático exclusivo, palestras com profissionais e simulados, entre outros recursos. "Toda equipe de profissionais trabalha com boa didática, mantendo os alunos antenados no que está acontecendo de mais relevante e, também, abre um grande espaço de discussão. Os alunos sempre trocam boas experiências entre eles e com os professores. Assim, estudar aquele conteúdo extenso fica mais fácil", aponta Diego Zuculin, fundador da Noctuam Educação.

Danilla, às vésperas da matrícula, observou um cartaz fixado na parede da Casa1 indicando as aulas do curso pré-vestibular. Esse era o primeiro passo que iria levá-la a uma estrada mais ampla e cheia de desafios. Psicologia sempre foi sua primeira opção. "Minhas expectativas agora são de mergulhar no curso com muito amor e responsabilidade, sem medo e aproveitar todas as oportunidades", pontua.

Diante das tentativas, Danilla também conta que conquistou uma vaga em universidade federal. "Eu passei na Federal do Tocantins em 5º lugar, mas não pude ir por motivos pessoais e financeiros. Agora estou feliz com a Uninove, comecei o curso no início de março", revela.

Compartilhando o bem – O curso preparatório do projeto Universidade Cidadã iniciou em junho de 2017 e para integrar a ação, priorizou a participação de pessoas de baixa renda que fariam o ENEM, mulheres chefes de família sem trabalho, pessoas da comunidade LGBT, pais e mães solteiros que tenham a guarda de filhos menores de 18 anos, responsáveis legais de pessoa com deficiência física ou mental e indígenas, além de considerar critérios de raça para a seleção dos alunos.

Danilla acessou o Universidade Cidadã via critérios de baixa renda e por caracterizar o ensino médio defasado, disse que sem o cursinho não teria condições de chegar à universidade. "Não tenho como pagar faculdade e a defasagem do ensino médio era muito grande. Não me permitia competir. Por esse motivo o cursinho pré-vestibular me ajudou muito. Agradeço a todos que fizeram esse projeto um avanço. Renovou minha vida", garante.

Há uma geração de jovens que estudou em bons colégios, é fluente em outras línguas, viajou para o exterior e teve acesso à cultura e à tecnologia. Outra, mais próxima da realidade de muitos brasileiros (como a Danilla), carrega esforço, foco e guarda sonhos na mochila. Felicidade é um direito. E a ele também cabe o dever de compartilhar conhecimento.