contato@institutoacqua.org.br

Jovem é salva graças a atendimento na recém-inaugurada UTI Materna da Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

19/04/2017

Moradora do interior do Maranhão sofreu parada cardiorrespiratória ao entrar no centro cirúrgico, entrou em coma e se recuperou graças ao atendimento na UTI Materna

Eram 19h43 de uma quarta-feira, 5 de abril, quando Maria de Kassia Maciel, 15 anos, deu entrada no centro cirúrgico da Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA). Respirando com auxílio de aparelhos e acompanhada pela mãe, a jovem chegou à unidade de saúde uma semana após ter dado à luz ao seu primeiro filho, em Nina Rodrigues, município distante 181 quilômetros da Capital.

Maria estava com infecção puerperal. O quadro delicado exigia atendimento ágil e tratamento especializado para evitar o pior. A Maternidade Marly Sarney é referência no tratamento de gestantes de alto risco e a equipe de plantão estava pronta para realizar os procedimentos necessários nesse caso. A paciente foi encaminhada para o centro cirúrgico e, ao chegar lá, a pressão arterial caiu e ela sofreu uma parada cardiorrespiratória. Reanimada, mas em estado de coma, a moradora de Campestre do Maranhão, pequena cidade no interior do Estado, seguiu para a UTI Materna.

Durante cinco dias ela permaneceu nessa nova ala da maternidade, a primeira da rede pública de saúde do Maranhão. Inaugurado em 28 de março, o local conta com equipamentos de alta tecnologia e profissionais especialistas em terapia intensiva e ginecologistas obstetras. “Com certeza a UTI Materna favoreceu a melhora da paciente ao longo do período em que permaneceu internada. Ela recebeu medicamentos e fez exames e foi melhorando a cada dia que passava”, contou Marcya Ferreira, coordenadora de enfermagem da Maternidade Marly Sarney.

Em 10 de abril a jovem recebeu alta da UTI e passou para a enfermaria da unidade. A evolução do quadro foi contínua e, após quatro dias, ela recebeu alta da maternidade e pôde voltar para a casa da tia, em Nina Rodrigues, onde havia deixado o pequeno William Maciel. “Estou muito feliz por estar melhor e ter condições de voltar para o meu filho. A equipe é ótima e me tratou muito bem desde que cheguei. Se não fossem por eles, eu com certeza não estaria aqui”, disse a jovem, agradecida por ter encontrado na maternidade as condições para o seu atendimento.

Gestão Acqua – A Maternidade Marly Sarney recebeu diversos investimentos e ganhou novos leitos e equipamentos desde que o Instituto Acqua assumiu a gestão da unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, em maio de 2015.

Com a chegada da UTI Materna, oito leitos foram instalados e uma ambientação acolhedora foi preparada para receber pacientes obstétricas graves, nos períodos pré, intra e pós-parto, com doenças próprias da gravidez ou nela intercorrentes e que necessitem de internação em regime de cuidados intensivos.

Além de corpo clínico, o local conta com equipe de enfermagem especializada e o apoio de médicos como clínico, cardiologista, anestesiologista, cirurgião geral, neurologista, infectologista, fisioterapeuta respiratório e psicólogo, entre outros, para o atendimento conforme a necessidade. As pacientes chegam à unidade por meio do Sistema de Regulação de Leitos Obstétricos da Secretaria de Estado da Saúde.