contato@institutoacqua.org.br

Kit Pequeno Maranhense beneficia 5.300 mulheres em 2017

14/12/2017

Projeto incentiva a realização do pré-natal e oferece produtos para os primeiros cuidados com os recém-nascidos em 18 unidades de saúde do Estado

As futuras mães atendidas na rede materno-infantil do Maranhão são incentivadas a fazer o pré-natal por meio do Programa Pequeno Maranhense, realizado desde maio de 2016 pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Somente neste ano, a iniciativa beneficiou 5.352 famílias em 18 unidades de saúde do Estado.

O projeto oferece uma bolsa com diversos itens para os primeiros cuidados com os recém-nascidos, como fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes e cartilha informativa com orientações sobre gestação, parto e pós-parto.

Para receber o kit, a gestante deve fazer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, das sete preconizadas pelo Ministério da Saúde, além de estar em dia com as vacinas e exames de rotinas do pré-natal e participar de ações educativas, como rodas de apoio ao parto e nascimento. A cada consulta ou participação em atividade na unidade de saúde, as informações são anotadas na carteira da gestante.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, destacou que o Pequeno Maranhense estimula o pré-natal ao mesmo tempo em que contribui para a redução da mortalidade materna e infantil. “Com a entrega gratuita do kit incentivamos as gestantes a terem o cuidado necessário durante essa fase da gestação, o que contribui para a saúde tanto delas quanto dos bebês. Esse projeto também reforça o atendimento humanizado dentro das unidades e auxilia famílias com a entrega de produtos necessários para os primeiros dias de vida da criança. É um trabalho preventivo e de atenção à saúde que terá continuidade no próximo ano.”

São Luís, Monção, Barreirinhas, Timbiras, Viana, Coroatá, Itapecuru, Morros, Colinas, Paulino Neves, Alto Alegre, Timon e Imperatriz estão entre as cidades beneficiadas pelo programa em 2017. As unidades sob gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde que participam do projeto são as maternidades Benedito Leite (com 1.659 bolsas distribuídas), Marly Sarney (790) e Nossa Senhora da Penha (385), bem como o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças – Ninar (168).

“Agradeço por esse projeto existir e ser tão gratificante. Várias mães precisam e estou muito feliz por ver que minha filha já é bem cuidada desde o nascimento”, disse a dona de casa Raquel Conceição Santos, 26 anos, ao receber o kit na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA).