contato@institutoacqua.org.br

Mães de bebês nascidos na Maternidade Nossa Senhora da Penha agora ganham encarte fotográfico como lembrança

28/09/2017

Por meio do projeto Primeiro Olhar, recém-nascidos são fotografados dentro da unidade; maternidade também ganhou ambulatório obstétrico para ampliar atendimento

As mães dos bebês que nascerem na Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, em São Luís (MA), passarão a receber a partir desta quinta-feira (28/9) uma foto como lembrança do momento de nascimento do filho. Realizada pelo Instituto Acqua em parceria com o Governo do Estado, a iniciativa faz parte do projeto Primeiro Olhar, que oferece às mães um encarte com a foto do bebê e informações sobre o nascimento da criança.

O dia também foi marcado pela inauguração do ambulatório obstétrico da unidade, que ampliará a assistência às gestantes e mulheres da área Itaqui-Bacanga. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, da secretária-adjunta de Assistência em Saúde, Carmen Belfort, e dos diretores da unidade, Edson Cunha e André Moraes, além de gestantes, acompanhantes e profissionais.

Primeiro Olhar – Como forma de marcar o momento do nascimento do filho, o projeto Primeiro Olhar oferece às mães um espaço dentro da unidade para fotografar o recém-nascido após o nascimento. A imagem impressa é entregue à paciente de forma gratuita.

Danielle Santos, mãe do pequeno Josiel, foi uma das primeiras mulheres a ter o filho fotografado. Ela comentou a alegria que sentiu ao receber a foto do bebê. “Quando crescer vou ter uma foto para mostrar a ele. É muito legal um projeto desse tipo”, pontuou a estudante.

Nayane Santos, que há dois dias deu à luz a pequena Ryellen, contou o que irá fazer com a primeira fotografia da filha. “Vou guardar com muito carinho e vou mostrar quando ela estiver com mais idade. É muito importante esse projeto”, comentou.

O encarte apresenta também a data e horário do nascimento, peso e altura da criança e o nome do profissional que fez o parto. Outra novidade do material é o espaço reservado para colocar as marcas dos pés do recém-nascido.

Esta foi a segunda unidade de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde a receber o projeto. A iniciativa começou a ser realizada em 29 de março na Maternidade Benedito Leite, também na Capital maranhense.

Ambulatório – O ambulatório obstétrico é mais um avanço na prestação dos serviços oferecidos pela Maternidade Nossa Senhora da Penha à comunidade da região. O local está equipado com aparelhos modernos para ampliar a qualidade do atendimento. No local serão realizados exames preventivos femininos e atendimentos médicos com ginecologistas.

Durante a visita à maternidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a implantação dos dois novos serviços. “Hoje comemoramos dois anos implantando novos serviços na unidade. Esta maternidade era o sonho dos moradores da região e se tornou realidade. O ambulatório também era uma antiga reinvindicação e agora as gestantes poderão ter acesso ao serviço. Em relação ao Primeiro Olhar, estamos expandindo esse projeto para outras unidades”, pontou.

Como forma de homenagear os profissionais da Maternidade Nossa Senhora da Penha, o secretário Carlos Lula entregou um buquê de flores para a assistente social Silvaneide Mendes.

 

Fotos: Francisco Campos/SES