contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite (MA) realiza workshop sobre arte gestacional

16/04/2019

Ação integra política de acolhimento e boas práticas promovidas pelo Instituto Acqua em todas as unidades gerenciadas no Maranhão

A Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), realizou na última segunda-feira (15/04), o Workshop Arte Gestacional e Amamentarte. Na ocasião, enfermeiras que atuam em diversos setores da unidade aprenderam como realizar pinturas nas barrigas das gestantes com desenhos que representam os momentos da gravidez. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A ação faz parte da política de acolhimento e boas práticas implementadas pelo Acqua em todas as unidades gerenciadas no estado do Maranhão. A arte gestacional é a técnica utilizada de pintura na barriga das gestantes. A iniciativa faz parte das atividades da Roda de Conversa para Gestantes.

Lucidalva dos Santos, 33 anos, que está em sua terceira gestação, contou da alegria em ter participado do momento na maternidade.  “Eu amei muito. É a primeira vez que estou tendo esse privilégio de ter minha barriga pintada. As mulheres que estão pintando também foram muito atenciosas comigo”, comentou a moradora do bairro Coquinho, zona rural de São Luís.

Durante a sessão de pintura, Jorlane Fernandes também teve desenhos feitos em sua barriga. Grávida de apenas dois meses, ela afirmou que gostou do resultado final. “Eu estava aguardando chegar ao sexto ou sétimo mês de gravidez para realizar a pintura, como surgiu essa oportunidade decidi logo fazer. Eu simplesmente amei o desenho que foi feito em minha barriga”, frisou.

Após o workshop, as enfermeiras estarão prontas para executar a técnica durante as atividades da Roda de Gestante. Para facilitar a pintura, a orientadora levou os desenhos impressos. No primeiro momento, as participantes desenharam as figuras em um papel branco e em seguida foi feito o decalque em cima da barriga das gestantes.

A enfermeira que ministrou o workshop, Iara Elce Lopes, explicou como funciona a técnica de arte gestacional. “Utilizamos uma tinta não alérgica, de uso próprio para a pele. Além das barrigas também realizamos pinturas da Amamentarte, no qual pintamos desenhos na bochecha do bebê. Tudo buscando sempre o empoderamento das mulheres”, disse.

Aprendizado – Joelma da Silva Sousa, enfermeira do Centro Cirúrgico, demonstrou a importância da capacitação para a prática do parto humanizado. “Eu gostei muito de participar desse momento de pintura com as gestantes. Estou me sentindo uma artista. Eu irei treinar agora para me aperfeiçoar, uma vez que reforçar esses laços com a gestante é importante para o momento do parto”, concluiu.