contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Benedito Leite realiza 113 atendimentos em 20 dias em centro de planejamento reprodutivo em São Luís (MA)

19/04/2017

Iniciativa oferece orientações e métodos contraceptivos para pacientes da unidade em parceria que envolve OMS, Opas, Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Acqua

Nos primeiros 20 dias de funcionamento, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo realizou 113 atendimentos para mulheres atendidas na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA). Inaugurado em 29 de março para fortalecer as ações de redução da mortalidade materna e infantil no Estado e melhorar a qualidade de vida das pacientes, o local realizou 105 orientações com entrega de métodos contraceptivos e oito inserções de DIU (dispositivo intrauterino).

As mulheres que dão à luz na Maternidade Benedito Leite e que desejam receber orientações sobre planejamento reprodutivo têm acesso ao novo serviço desde 29 de março. A unidade de saúde recebeu adequações físicas e os profissionais foram capacitados para receber o Centro Sentinela, composto por ambulatório com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

“Antes de receber alta médica, a enfermeira do programa faz palestra coletiva para as pacientes. Após a exposições dos métodos, cada mulher tem atendimento individual para informar sua escolha”, explicou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite. Para quem optar pelo DIU, ela destacou que o local oferece agendamento para implantação posterior e as pacientes já saem com consulta marcada com o ginecologista.

Fruto do termo de cooperação técnica entre Governo do Estado, Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde), a iniciativa tem o apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da maternidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

“Estamos despertando o interesse das pessoas em relação ao planejamento familiar. A demanda está crescente para inserção do DIU e contracepção oral e injetável. As pacientes saem daqui iniciando a dosagem e com encaminhamento para a UBS mais próxima de casa”, avaliou Kelma. Ela também reforçou que o novo serviço está repercutindo bem na região. “Muitas pacientes externas têm procurado os serviços para assistir às palestras educativas com apresentação dos métodos contraceptivos.”

Esta é a segunda unidade do gênero no Estado. O primeiro Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo foi inaugurado em Balsas pela Opas, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, e funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Padre Pedro Fontes de Sousa desde 27 de janeiro deste ano.