contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão inaugura sala de atenção à urgência e emergência obstétrica

11/04/2019

Sala CUIDAR conta com serviço pioneiro no Maranhão e integra as ações de enfrentamento à mortalidade materno-infantil em todo o estado, com metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)
 
Para ampliar as ações de enfrentamento à mortalidade materno-infantil no estado do Maranhão foi inaugurada, na manhã da última quinta-feira (11/04), a primeira sala de atenção às urgências e emergências obstétricas do estado. Instalada na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), a sala CUIDAR dará suporte 24h, todos os dias da semana, para 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses que conduzem gestantes no estado. 

A sala foi inaugurada pelo secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, na presença da diretora executiva do Acqua no Maranhão, Paula Assis, e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Ministério da Saúde, da Rede Estadual de Saúde, da Secretaria da Mulher e do município de Balsas, no Maranhão. 

Para a coordenadora da unidade técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da (OPAS), Haydée Padilla, o Maranhão ganha destaque nacional no país ao implantar um serviço que garante atenção à saúde das gestantes. “Estou muito emocionada em ver o cumprimento de um compromisso das autoridades e instituições do Maranhão em cada dia fazer crescer esse cuidado com a população. É um processo de construção endêmico e compromisso para que as mulheres não morram. Maranhão se tornará um modelo de que é possível fazer as coisas com articulação política para melhorar a saúde da população”, disse.

A instalação da sala CUIDAR na Maternidade de Alta Complexidade tem o objetivo estratégico no intuito de agilizar o atendimento de intercorrências nos municípios dentro da unidade de saúde com maior capacidade de receber casos de alta complexidade de gravidez de risco.

Seis enfermeiros obstetras especializados e treinados farão o atendimento das ligações e conduzirão a aplicação dos protocolos com metodologia orientada pela (OPAS/OMS). “A sala vai orientar à distância o manejo e prevenção das síndromes obstétricas e hipertensivas dos municípios com mais de 350 partos por mês. É a segunda sala inaugurada no país. A primeira foi inaugurada em Tocantins”, explicou a coordenadora do departamento da Qualidade e Projetos da SES, Joedilma Teixeira dos Santos.

Durante o evento, foram apresentados os kits de emergências obstétricas compostos por medicamentos e equipamento pneumático. “O kit é um instrumento apoiador ao município para saber todos os itens de medicamentos que eles vão precisar durante a conduta de hemorragia e de hipertensão”, complementou Joedilma.

“A gente tem acesso à tecnologia muito ampla a todas as maternidades do estado. Ao mesmo tempo temos dificuldade. Muitas vezes temos intercorrências em municípios menores que a equipe não tem a quem se reportar. A sala vai estar 24h por dia com todos os protocolos assinados com base na Organização Pan-Americana da Saúde para atender qualquer intercorrência com as mulheres do Maranhão por uma equipe gabaritada para garantir o cuidado e deslocamento”, pontuou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

Para o diretor-geral da MACMA, Hilmar Hortegal, a inauguração representa também o foco do governo que é cuidar das pessoas. “O projeto dessa sala é um bebê que vem ao Maranhão para proteger as nossas gestantes. O nome CUIDAR é uma estratégia de um governo cujo foco é cuidar das pessoas e também reduzir a mortalidade das mulheres. Isso aqui é um exemplo de parceria entre todas as instituições envolvidas”, finalizou.

Cine MACMA – O encerramento da solenidade foi marcado por uma visita à sessão de cinema da maternidade oferecida às gestantes e mulheres que acompanham os filhos internados. O secretário estadual e demais autoridades entregaram flores a todas as participantes que foram acolhidas com um café da manhã ao final da exibição do filme.