contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove palestra sobre inclusão social para acolhimento de profissionais com deficiência

14/11/2018

Equipes foram sensibilizadas para melhor receber e ambientar os novos colegas de trabalho contratados pelo Instituto Acqua

Inclusão Social do Deficiente no Mercado de Trabalho. Esse foi o tema da palestra que reuniu profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) em (9/11). Ministrada pela assistente social, mestra em Educação, psicóloga e especialista em Saúde da Família, Christiane Lima, a apresentação abordou os desafios e a importância da sensibilização da unidade para receber colegas de trabalho portadores de deficiência, assim como pacientes. 

O Instituto Acqua – que gerencia a unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – está em fase de mobilização de aproximadamente 200 pessoas com deficiência para o quadro profissional de 12 unidades de saúde. 

“Nós nos preocupamos com a recepção desses profissionais. Então, convido todos para que recebam de coração aberto a pessoa com deficiência, seja funcionário ou paciente. Não deve haver preconceito, mas acolhimento”, ressaltou a gerente administrativa da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Margarida Carvalho. 

Durante a palestra foi enfatizado que deficiência representa limitação, mas não incapacidade. “É necessário que haja sensibilidade para entender e aproveitar as capacidades das pessoas com deficiência”, afirmou a palestrante Christiane.

Para ilustrar, alguns exemplos foram apresentados como os desafios enfrentados pela artista mexicana Frida Kahlo, reconhecida internacionalmente como um ícone das artes. Também por meio da música “Ser Diferente é Normal”, de Adilson Xavier e Edilson Castro, e dinâmicas, os participantes foram convidados à reflexão positiva acerca da inclusão social. 

Segundo Christiane, é importante que a sensibilidade seja treinada para a convivência, acolhimento e entendimento de que deficiências não podem ser entendidas como diferenças sociais. Compreende-se por inclusão social o conjunto de ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero e racismo.

Para a supervisora de Serviço Social da MACMA, Deusenir Soares, é fundamental a iniciativa da gestão da unidade. “A área de Serviço Social foi acionada para contribuir nesta etapa em que estamos recebendo um número maior de pessoas com deficiência na rotina de trabalho. O melhor viés é este de inclusão social e estamos todos muito satisfeitos”, concluiu.