contato@institutoacqua.org.br

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão promove primeira sessão do projeto Cine Macma para gestantes e parturientes

19/03/2019

“A Bela e a Fera” foi atração que quebrou a rotina de muitas mães e gestantes da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua

Acolher, oferecer lazer, integrar gestantes e parturientes com a equipe da unidade. Esses são alguns dos objetivos do projeto Cine Macma, desenvolvido pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, gerenciada pelo Instituto Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ideia é promover uma sessão por mês.

No decorrer da semana, mães e gestantes receberam o convite para a exibição do filme “A Bela e a Fera”, exibido no auditório da unidade na última sexta-feira (15/03), com direito à pipoca. Para dar as boas-vindas aos participantes, a coordenadora de enfermagem da Macma, Georgina Teixeira, falou sobre a importância da iniciativa. “Nós criamos este momento por entender que vocês precisam se distrair. Mães de bebês na UTI neonatal e gestantes de alto risco têm uma rotina monótona e de preocupação. Então, queremos contribuir para dar leveza aos dias que estão passando com a gente na maternidade”, destacou.

Cerca de 30 pessoas, entre mães e pais de bebês na UTI e pacientes de alto risco, que estão internadas, mas que tem condições de caminhar, participaram do primeiro momento do Cine Macma. “Estou aqui há um mês e minha distração, quase sempre, é ficar no celular ou conversando com as colegas de quarto. Essa ideia é muito boa, porque muda o nosso foco. É um momento de lazer”, comentou Ana Rodrigues, do município de Itapecuru, mãe da pequena Laura.

Maria Flávia Oliveira, moradora de São Luís, e internada no alto risco há um mês, teve a oportunidade de participar da sessão de cinema ao lado da filha caçula Letícia. “Passo a maior parte do meu tempo lendo a Bíblia. Meus familiares vêm nos horários de visita, conversam um pouco e vão embora. Então, assistir ao filme nos anima, porque quebra a rotina. Estou aqui todo este tempo para poder tomar uma medicação para varizes com o monitoramento profissional”, explicou a gestante Maria Flávia.

Cine Macma – O projeto Cine Macma surgiu da percepção dos profissionais da maternidade para promover lazer e tranquilidade em espaço adaptado. “Não temos dúvida de que essa é uma oportunidade que diminui a ansiedade e, consequentemente, reflete na saúde das gestantes e seus bebês, assim como das mães que acompanham seus filhos na UTI neonatal”, concluiu Georgina Teixeira.