contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Marly Sarney e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos utilizam tratamento inédito na rede estadual em recém-nascidos

11/09/2017

Óxido nítrico inalatório acelera recuperação de bebês internados na UTI neonatal com doenças relacionadas à hipertensão pulmonar

A Maternidade Marly Sarney e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, ambos em São Luís (MA), são as primeiras unidades de saúde a utilizar o óxido nítrico inalatório no tratamento de pacientes da rede estadual. O recurso está disponível desde o início de setembro para bebês internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal dessas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O método é de extrema importância para tratar doenças graves relacionadas à hipertensão pulmonar em recém-nascidos (RNs) prematuros. Sua utilização, simples e segura, é indicada no pré e pós-operatório sempre com monitorização rigorosa.

“É um tratamento de primeira linha dentro do que há de mais moderno no tratamento de RN com hipertensão pulmonar. Vamos melhorar a sobrevida dos pacientes e diminuir a mortalidade dos bebês que passam pelas nossas UTIs. O óxido nítrico inalatório tem vantagens em relação a outros medicamentos porque atua como vaso dilatador de forma seletiva, exclusivamente nos pulmões”, explicou o médico Edson Cunha, diretor-geral da Maternidade Marly Sarney.

Com esse tipo de tratamento, o recém-nascido não apresenta queda da pressão arterial média e o fluxo sanguíneo é redirecionado para áreas com melhor circulação. Além desses ganhos, a utilização do óxido nítrico reduz o tempo de internação e aumenta as chances de recuperação.

“A Maternidade Marly Sarney e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos são as primeiras unidades de Saúde da região do Meio-Norte a utilizar essa medicação de ponta. Além da UTI neo, na Maternidade Marly Sarney, especificamente, há também a possibilidade de uso na UTI adulto em pacientes com patologias que podem acometer também as gestantes, como alguma doença pulmonar obstrutiva”, completou Cunha.

A supervisora de enfermagem da UTI neonatal da Maternidade Marly Sarney, Kátia Dejane Pereira, destacou que o medicamento é recomendado para bebês com idade gestacional superior a 34 semanas. “Sua utilização depende de uma análise do médico e do fisioterapeuta. De acordo com o padrão respiratório do bebê, eles indicarão quanto o paciente pode receber de óxido nítrico”, afirmou. A maternidade possui sete máquinas para fazer os atendimentos.

Juvêncio Mattos – Outra unidade que também está equipada com o novo recurso é o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. A diretora-administrativa da unidade, Andreia Oliveira, destacou a importância desse avanço na prestação do serviço de saúde no Estado. “É um tratamento que vai favorecer o reestabelecimento dos pacientes de forma segura. A equipe está feliz com esse recurso que será empregado no tratamento de pacientes da UTI neonatal”, frisou. O hospital conta com seis máquinas.