contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha comemora dois anos de implantação com mutirão e atendimentos de saúde

22/09/2017

Unidade de saúde terá programação de atividades entre os dias 25 a 29 de setembro

Serviços gratuitos de saúde à população, mutirão para retirada de sinais e pequenos procedimentos, capacitação para os profissionais e Roda de Gestantes, entre outras ações, fazem parte da programação de atividades em comemoração aos dois anos de implantação da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no Anjo da Guarda, em São Luís (MA).

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a maternidade oferece atendimento a cerca de 250 mil habitantes da área Itaqui-Bacanga. Ao longo de dois anos de funcionamento, os moradores da região têm usufruído os serviços da maternidade, que realiza partos humanizados e atendimentos de baixa complexidade, além de consultas de ginecologia e pediatria.

Os números refletem o empenho e dedicação da equipe de profissionais nesse período. Desde sua inauguração, em setembro de 2015, a maternidade realizou 2.736 partos, 3.555 internações e 42.882 consultas. Além desses dados, foram registrados 16.257 procedimentos de enfermagem e 26.538 serviços de diagnóstico de imagem, como análises clínicas e eletrocardiograma.

“Nesses dois anos tivemos muitos avanços. O número de atendimentos aumentou e foram ampliados vários serviços, entre eles o teste do pezinho e do olhinho. Além disso, estamos buscando diariamente melhorar o atendimento à população do Itaqui-Bacanga”, pontuou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Elisangela Costa.

Programação – Para marcar a data, a maternidade contará com uma programação de atividades entre 25 a 29 de setembro. O primeiro dia de comemorações foi reservado para uma confraternização entre os funcionários, a partir das 10h. Haverá palestra, sorteio de brindes, limpeza de pele e automaquiagem.

No dia 26, às 8h, a unidade oferecerá diversos atendimentos à população, como exame preventivo, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Um mutirão para retirada de sinais e pequenos procedimentos acontecerá no dia 27, às 9h. As futuras mães poderão participar da Roda de Gestantes no dia 28, a partir das 9h, e haverá exibição gratuita de filmes no Cine Penha, às 14h, na própria unidade de saúde. As comemorações encerram no dia 29, às 8h, com vacinação e teste do pezinho para as crianças ao longo do dia.

Estrutura – A unidade conta com 23 leitos, sendo 18 para enfermarias, três no pré-parto e dois no centro cirúrgico, além de equipe de médicos obstetras e neonatologistas, anestesistas e enfermeiras obstetras capacitados para prestar assistência de qualidade 24 horas por dia, sete dias por semana.

A maternidade realiza vários projetos com funcionários, pacientes e comunidade. As futuras mães da região participam das Rodas de Gestantes, que são encontros com atividades educativas e práticas que abordam temas como cuidados com o recém-nascido da UTI neonatal, nutrição do bebê e da gestante, trabalho de parto e vacinas, entre outros.

Além disso, a Maternidade Nossa Senhora da Penha conta com os Programas Rede Cegonha e Mamãe Canguru, que garantem uma gestação saudável para um parto humanizado, e ações de planejamento familiar que contribuem para que homens e mulheres recebam informações para prevenir a gravidez indesejada e tenham acesso a métodos contraceptivos naturais, definitivos e emergenciais.