contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha comemora três anos com destaque no atendimento humanizado no Maranhão

13/11/2018

Com ampliação dos serviços, em oito meses a unidade aumentou em 10% o número de atendimentos em relação a 2017

A área Itaqui-Bacanga, localizada no Oeste de São Luís (MA), uma das mais populosas e carentes da cidade, há três anos foi contemplada com o atendimento de qualidade da Maternidade Nossa Senhora da Penha, no bairro do Anjo da Guarda. Gerenciada pelo Instituto Acqua juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade é um importante equipamento de saúde da Capital maranhense. Para a comunidade local, a maternidade representa um grande benefício, principalmente por ter a humanização como norteadora de todos os serviços.

Os bairros de Ariri, Ana Jansen, Alto da Esperança, Cajueiro, Cidade Nova, Tamancão, Fumacê, Vila Maranhão, Gancharia, Gapara, Paraíso, Piancó, Jambeiro, Sol Nascente, Porto Grande, Vila Embratel, Sá Viana, Argola e Tambor são alguns exemplos de regiões atendidas pela Maternidade Nossa Senhora da Penha.

A implantação de boas práticas de humanização, capitaneada pela equipe de enfermagem há um ano, foi um divisor de águas para essas comunidades do entorno. "As gestantes que atendemos vem de localidades muito carentes e não tinham ideia de que seria possível receber o acolhimento e cuidados que oferecemos na Penha", explicou a diretora-geral da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Luciana Ferreira.

A unidade complementou o acolhimento com as boas práticas de humanização como Cantinho do Suco, Roda de Conversa com Gestantes, Pintura de Barriga, Pintura de Placenta, Parto em Lótus, métodos não farmacológicos para controle da dor e musicoterapia, por exemplo.

As iniciativas otimizaram os serviços e o número de atendimentos. Em 2017, a unidade realizou 93.221 atendimentos e neste ano, 2018, até o mês de agosto, contabilizou 104.473. O crescimento é resultado da ampliação de procedimentos como a realização do pré-natal e de todos os exames, assim como da imagem positiva da unidade, disseminada pelas comunidades do entorno.

Vilmara Silva, 24 anos, grávida do primeiro filho e moradora do bairro Gapara, se sentiu 'perdida' quando precisou ir em busca de uma maternidade. "Tive gestação tardia, não senti dor, mas estava com 41 semanas. Eu e minha família ficamos nervosos e viemos para a Maternidade Nossa Senhora da Penha, onde fui muito bem recebida. Tive indicação de cesárea e foi tudo tranquilo", ressaltou a mãe da pequena Ana Cecília, que nasceu na tarde de 1º de outubro.

Pré-natal – Receber a notícia da gravidez, fazer o pré-natal, participar das boas práticas de humanização e realizar o parto próximo de casa, oferece conforto e segurança para a gestante e família. “Realizei meu pré-natal na Penha e, em todas as etapas, até o parto, fui muito bem assistida. Tive todas as minhas dúvidas esclarecidas no decorrer da gestação, o que trouxe segurança. Meu parto foi rápido e tranquilo", explicou Ruana Marques Sousa, que deu à luz Luna Heloísa, em 26 de setembro.

Para a responsável técnica e enfermeira-obstetra do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito, os resultados alcançados pela Maternidade Nossa Senhora da Penha também são decorrentes do treinamento da equipe e estudo das habilidades para direcionamento das funções. “Todos os profissionais da Penha têm perfil humanizado, mas começamos a distribui-los e treina-los paras as áreas que possuíam mais habilidade. Tivemos um salto de dois mil atendimentos multiprofissionais por mês para mais de sete mil, sendo um reflexo também da excelência do trabalho de toda a equipe.”

Avanço em números – O desempenho da maternidade nos primeiros 8 meses de 2018 superou todo o ano de 2017. Até agosto, a unidade contabilizou 36.491 consultas multiprofissionais, 16.452 consultas médicas, 14.842 procedimentos em enfermagem, 3.191 procedimentos no Mutirão de Laqueadura, 221 cirurgias de laqueadura, 2.359 procedimentos médicos, 1.281 mulheres no planejamento familiar, 27.014 Serviços Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) e 1.071 partos.

O total evidencia o crescimento em 10%. “A otimização dos serviços mostra que a equipe da Maternidade Nossa Senhora da Penha, juntamente com os demais colaboradores do Instituto Acqua e SES estão no caminho certo. Humanização, qualidade e satisfação da população são nosso foco”, concluiu Analamacia Brito.