contato@institutoacqua.org.br

Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA) garante assistência individualizada à gestantes com implantação de quartos privativos

19/04/2019

Unidade desativou antiga sala de pré-parto e dispõe de três quartos privativos chamados de PPP para atendimento das fases de pré-parto, parto e pós-parto
 
Uma placa instalada na recepção da Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), informa aos visitantes os números de partos realizados na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os indicadores revelam que, de junho do ano passado a fevereiro deste ano, foram realizados 625 partos normais, 47 a mais do que cesarianas. O aumento de partos normais está diretamente associado às boas práticas de assistência e à qualidade do atendimento de forma exclusiva em quartos privativos, os quartos PPP’s.

“A maternidade conta agora com três quartos chamados de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que garantem a assistência individualizada, privacidade e todos os recursos necessários para o parto com métodos não-farmacológicos. Encerramos a antiga sala de pré-parto na qual as mulheres ficavam separadas por uma cortina e num espaço comum”, explicou a diretora-geral da unidade, Luciana Ferreira.

Os métodos não-farmacológicos estão incluídos nas boas práticas de assistência como forma de alívio da dor e acolhimento das gestantes em trabalho de parto. Os quartos são equipados com leito e cadeira para acompanhante, berço aquecido para o bebê, mesa de suporte para atendimento de emergência e kit para controle de hemorragias, como explica a enfermeira-obstetra da maternidade, Ana Paula Matos.

“As gestantes ao chegarem no quarto PPP recebem os primeiros atendimentos de pré-parto com assistência permanente. Antes, elas passam por uma triagem, com realização de exames. No quarto, elas realizam o parto e permanecem por mais duas horas em observação até serem encaminhadas para o alojamento conjunto, garantindo também a rotatividade dos leitos”, destacou Ana Paula.

Confiança – Na manhã do dia 13 de março, a gestante Edna de Jesus Santos Sousa, 28 anos, deu entrada na maternidade. À espera do segundo filho, que vai receber o nome de Heitor Almeida, ela ouviu falar do atendimento na unidade por uma amiga.

“Depois que ela falou muito bem, eu resolvi fazer o pré-natal aqui e sempre fui muito bem atendida. O tratamento é melhor, a gente fica mais confiante e estou na expectativa de ter um parto normal com todo carinho que a equipe tem com a gente”, disse Edna.

A enfermeira Ana Paula explica o passo a passo do parto e os recursos disponíveis no quarto. No pré-parto, são oferecidas pintura da barriga para distrair a sensação da dor para o prazer do acolhimento, sessão de fotos e massagens. Bolas suíças, aromaterapia adequada às fases do parto, banho morno de imersão na piscina ou de aspersão no chuveiro, entre outros, são recursos que podem ser combinados. “A gestante tem liberdade para escolher e combinar o que trouxer mais conforto a ela, como uso das bolas com a água morna, inclusive pode parir dentro da piscina, se preferir. Após o parto, também dispomos de todo equipamento para possíveis emergências de reanimação do bebê ou de hemorragias mais graves, sem precisar recorrer ao centro cirúrgico, em casos de média complexidade”, pontuou.

Concluído o parto, a mãe também recebe a pintura da placenta em um quadro como recordação e tem o direito de escolher se ela mesma ou o acompanhante farão o corte do cordão umbilical. Práticas que tornam o parto um momento de grande emoção.

Números – A maternidade Nossa Senhora da Penha está localizada no bairro do Anjo da Guarda, na capital maranhense. Na unidade são realizados, em média, de 138 a 156 partos por mês. Em 2018, foram mais de 338 laqueaduras e 2.500 atendimentos de pré-natal. Realizou ainda 60 mil consultas multiprofissionais, 23,5 mil consultas médicas e mais de 42 mil exames gerais no mesmo ano, além de 1.627 partos (sendo 866 normais).