contato@institutoacqua.org.br

Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha realizam encontros gratuitos de orientação às gestantes em São Luís

03/02/2017

Atividades são abertas ao público e acontecerão nas unidades de saúde ao longo de fevereiro e março, com palestras ministradas por equipe multiprofissional

Gestantes e seus acompanhantes poderão participar, a partir da próxima semana, de encontros gratuitos com profissionais das Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, ambas em São Luís (MA), para discutir assuntos relacionados às fases da gravidez, parto e pós-parto. Chamadas de Rodas de Conversas com Gestantes, as atividades são gratuitas e acontecem dentro das unidades de saúde para que as futuras mães tenham uma boa experiência de gestação.

“Realizamos esses encontros no ano passado e recebemos muitos relatos de familiares satisfeitos com o resultado”, contou Analamacia Brito, coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão. As duas unidades de saúde estão sob gestão do Instituto em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Na Maternidade Benedito Leite as palestras começam em 8 de fevereiro abordando a importância do pré-natal. Serão seis encontros, sempre a partir das 17h, para turmas de até 20 participantes, sendo que cada gestante pode levar um acompanhante de sua livre escolha. Haverá atividades teóricas, de preparo para o parto e fisioterapia, além de exibição de vídeos e musicoterapia. “Queremos oferecer um espaço de diálogo, conscientizar e sensibilizar a mãe e a família para o estabelecimento dos vínculos afetivos desde a gestação e proporcionar na mulher o sentimento de autoconfiança crescente à medida que o parto se aproxima”, explicou Analamacia.

Direito das gestantes (22/2), fases do trabalho de parto (8/3), dor do parto (22/3), cuidados com o bebê (5/4) e amamentação (19/4) serão os demais temas debatidos. Profissionais da unidade de saúde acompanharão as atividades para dar orientações e esclarecer as dúvidas dos participantes. “Estamos fortalecendo o vínculo entre os pacientes e o profissional da saúde. Esse trabalho aumenta o número de experiências positivas no processo de parto e nascimento e contribui para prestarmos uma assistência respeitosa, de qualidade e segura”, disse a coordenadora de enfermagem.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha a primeira palestra acontece em 10 de fevereiro. Além de falar sobre o pré-natal em sua abertura, as Rodas de Conversas nessa unidade tratarão dos mesmos assuntos, nas seguintes datas: direito das gestantes (24/2), fases do trabalho de parto (10/3), dor do parto (24/3), cuidados com o bebê (7/4) e amamentação (21/4). Nessa maternidade as palestras começam às 9h.

Para participar dos encontros basta fazer a inscrição pelos telefones (98) 3244-4470 (Maternidade Benedito Leite) e (98) 3228-9763 (Maternidade Nossa Senhora da Penha). Também é possível se inscrever por WhatsApp, pelo número (11) 94392-6744.

 

Foto: Francisco Campos/SES