contato@institutoacqua.org.br

Maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua homenageiam profissionais pelo Dia do Enfermeiro Obstetra em São Luís (MA)

17/04/2018

A iniciativa destaca a importância do profissional na promoção e excelência do atendimento humanizado nas unidades da Capital

As maternidades maranhenses, gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), realizaram uma programação especial para homenagear um dos seus mais importantes profissionais: o enfermeiro obstetra. A data, celebrada em 12 de abril, foi comemorada nas maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha. Palestras, depoimento de paciente e confraternização fizeram parte das atividades.

Os enfermeiros obstetras das unidades contaram com um tempo reservado para participar das homenagens. “Celebrar a data é importante tanto para valorizar o profissional quanto para reforçar a riqueza da sua atuação. A enfermagem obstétrica, dentre outros aspectos, lidera as ações de políticas que buscam assegurar às gestantes e seus bebês uma atenção qualificada, segura e humanizada”, afirmou a enfermeira obstetra e coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito.

Para a oceanógrafa Rosana Milke, mãe do Théo, o atendimento da enfermagem foi fundamental para o sucesso e tranquilidade do seu parto, realizado em 8 de março, na Maternidade Benedito Leite. “Fui muito bem tratada. Tive as minhas vontades respeitadas e um acolhimento que contribuiu para que, naquele momento tão especial, me sentisse uma deusa”, explicou a parturiente, que esteve presente no evento do dia 12 de abril na unidade e compartilhou com os participantes a riqueza da experiência.

Nas maternidades de Alta Complexidade do Maranhão e Nossa Senhora da Penha, os profissionais de plantão confraternizaram e receberam brindes alusivos à data. “Fizemos isso para parabenizar essa equipe que desenvolve um excelente trabalho junto às nossas parturientes, puérperas e recém-nascidos. Esse dia, assim como tantos outros, foi repleto de assistência humanizada”, destacou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Luciana Ferreira.

Enfermeiro obstetra – O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) define este profissional como o responsável pelos cuidados de enfermagem voltados para a mulher e a família, no seu ciclo reprodutivo, assim como o recém-nascido. O enfermeiro obstetra está legalmente habilitado para a assistência à gestação e parto normal e capacitado para avaliar riscos e complicações.