contato@institutoacqua.org.br

Maternidades sob gestão do Instituto Acqua e Governo do Estado alavancam obstetrícia e enfermagem no Maranhão

18/05/2018

População ganhou segurança e cuidados especializados do pré-natal aos exames de triagem neonatal

Ao longo de três anos, a atuação do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) impulsionou a qualidade da obstetrícia, fortalecendo a atuação da enfermagem especializada na Capital maranhense e no município de Balsas. As maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e o Hospital Regional de Balsas oferecem serviços do pré-natal ao parto. Consultas, exames, Rodas de Conversas com Gestantes e Arte no Parto, além dos principais exames de triagem neonatal, dão segurança às famílias com o diferencial da humanização no atendimento.

“A gravidez e parto são alguns dos momentos mais importantes para a vida e saúde das mulheres, por isso, nosso trabalho humanizado ressignifica essas etapas por meio do fornecimento de informações e acolhimento. Oferecemos um vínculo legítimo entre gestantes, profissionais e os serviços oferecidos”, explicou a enfermeira obstetra e coordenadora de enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito.

O pré-natal, com todas as suas consultas e exames, pode ser realizado na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, desde que a gravidez seja classificada como de alto risco e a mulher referenciada por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, o atendimento é destinado às gestantes da região do Itaqui-Bacanga que estejam em área de moradia que não dispõe de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). No Hospital Regional de Balsas também há encaminhamento das unidades dos 14 municípios de cobertura. Seguindo os pré-requisitos, as gestantes contam com agenda regular de consultas, exames e Rodas de Conversas com Gestantes, além do projeto Arte no Parto.

Rodas de Conversas – Boa prática de humanização, as Rodas de Conversas com Gestantes atendem às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), abordam temas variados e promovem a troca de saberes entre futuras mães, enfermeiros obstetras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. Os encontros permitem o reconhecimento de aspectos sociais e culturais das gestantes, que servem de suporte para o atendimento individual.

“Nas rodas de conversas descobrimos, por exemplo, qual o perfil da alimentação da gestante. Entre as que moram na zona rural e possuem baixa renda familiar, é normal o consumo de muita farinha e frutas de ´época’. A partir daí, conseguimos sugerir uma disciplina alimentar que atenda as condições dessa mulher, sem prejuízo dos nutrientes necessários na gravidez”, explica a coordenadora de nutrição clínica da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Patrícia Almeida.

Mais um passo da humanização – Até a chegada do bebê, as gestantes passam por etapas que contribuem para o sucesso do parto e estimulam os vínculos familiares. O projeto Arte no Parto é um desses passos. Realizada no final do terceiro semestre nas Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, para marcar a despedida da barriga, a iniciativa permite a gestante e familiares auscultar o coração da criança e conhecer detalhes da posição do feto ao lado de enfermeiras e técnicos de enfermagem. A barriga também recebe um desenho com tinta guache e, por meio de fotografia, é eternizado o contato lúdico com a criança ainda no ventre.

Testes – Depois do parto, parturiente e bebê seguem sob os cuidados de toda a equipe até a alta médica. Liberado pelo pediatra, o bebê segue para a realização dos Exames de Triagem Neonatal: orelhinha, pezinho, olhinho e coraçãozinho.

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, de maio de 2015 até meados de abril deste ano, foram realizados 1.611 exames de triagem. As unidades Benedito Leite, Nossa Senhora da Penha e Hospital Macrorregional de Balsas, juntas, contabilizaram 1.387 análises, contribuindo para a qualidade da atenção à criança, já que os exames detectam doenças graves precocemente.