contato@institutoacqua.org.br

Mutirão de cirurgias pediátricas faz cerca de 80 atendimentos no Hospital Macrorregional Tomás Martins em Santa Inês (MA)

15/03/2017

Realizada em duas fases, ação começou com 29 consultas ambulatoriais e 11 pequenas intervenções e pretende atender mais 40 pacientes no próximo dia 22

Com atendimentos ambulatoriais e pequenas cirurgias, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), iniciou mutirão para a realização de cirurgias pediátricas na última quinta-feira (9/3). A unidade registrou 60 agendamentos e espera realizar 80 atendimentos nas duas fases da ação. Os profissionais encerraram o primeiro dia do mutirão com 29 consultas e 11 pequenas cirurgias realizadas em pacientes com idades entre um e 11 anos.

Referenciadas por unidades da rede pública de saúde, as crianças vieram de municípios como Santa Luzia e Bela Vista, além de Santa Inês. Os principais casos atendidos no Hospital Macrorregional Tomás Martins envolveram hérnia umbilical, fimose, palatoplastia (reconstituição do palato) e amigdalectomia (remoção das amígdalas), entre outros diagnósticos.

“É notória a necessidade de cirurgias especializadas na nossa região, principalmente quando nos referimos a cirurgias pediátricas. O hospital tem se destacado por preencher essa lacuna e ser referência no atendimento à população”, destacou Antônia Márcia Silva, coordenadora de enfermagem da unidade.

A segunda etapa do mutirão será em 22 de março, quando os pacientes terão retorno médico e realizarão exames e procedimentos. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 40 crianças nesse dia.