contato@institutoacqua.org.br

Mutirões de exame preventivo e para retirada de pequenos sinais realizam 586 atendimentos na Maternidade Nossa Senhora Penha

29/09/2017

Ações fazem parte das comemorações pelos dois anos de implantação da unidade na área Itaqui-Bacanga, em São Luís (MA)

Os mutirões de exames preventivos e para retirada de pequenos sinais realizados nos dias 26 e 27 na Maternidade Nossa Senhora Penha, no Anjo da Guarda, em São Luís (MA), registraram 586 atendimentos. As atividades fazem parte das comemorações pelo segundo ano de implantação da unidade de saúde.

No primeiro dia de atendimentos foram feitos 37 exames preventivos e 442 testes de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e hepatites B e C. No mutirão de retirada de sinais, realizado no dia seguinte, foram contabilizados 107 atendimentos, sendo que 11 pacientes foram encaminhadas para fazer pequenas cirurgias após consulta médica.

Exame preventivo – A dona de casa Rosangela da Silva Sousa contou que ainda não tinha realizado o exame preventivo este ano. “Esta é uma ação muito importante para nós, mulheres, porque precisamos nos cuidar e saber como está a nossa saúde”, relatou.

A funcionária do setor de farmácia da unidade, Fúvia Alves Ribeiro, também aproveitou a oportunidade para fazer o exame. “Como eu ainda não tinha feito o preventivo esse ano resolvi aproveitar a chance. Várias mulheres não tinham como fazer e agora notamos que estão tendo acesso”, contou.

Ao chegar à maternidade, as mulheres foram cadastradas e logo em seguida realizaram o exame. Após o procedimento, elas receberam orientações sobre a data de entrega do resultado e encaminhamento ao médico. O exame preventivo feminino pode detectar câncer de ovário e de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças. O procedimento é recomendado para mulheres entre 25 a 64 anos e que já tiveram relação sexual.

Adriana Ferreira, enfermeira da maternidade, destacou a importância do procedimento. “Estamos em um momento de comemoração pelos dois anos de serviços prestados à comunidade da área Itaqui-Bacanga. Hoje ofertamos mais esse serviço de suma importância para as mulheres e que vai contribuir para a prevenção de doenças, como o câncer de colo de útero”, destacou.

Retirada de sinais – Ao ser atendida durante o mutirão de retirada de pequenos sinais, Maria José de Sousa lembrou a importância da ação. “Uma funcionária da maternidade me falou do mutirão e resolvi procurar a unidade.  Vim retirar os sinais do meu rosto. Foi muito bom poder contar com o atendimento rápido que oferecem aqui”, afirmou a moradora do Anjo da Guarda.

As comemorações pelo segundo ano de funcionamento da Maternidade Nossa Senhora da Penha encerram no dia 29 com uma campanha de vacinação e realização de testes do pezinho ao longo do dia para a população.