contato@institutoacqua.org.br

Mutirões em unidades de saúde registram 1.609 atendimentos em 2017

14/12/2017

Atividades envolveram equipes de hospitais do interior e da Capital do Estado

As filas de espera para exames e atendimentos de saúde reduziram em 2017 com a realização de mutirões em unidades de saúde sob gestão da parceria Instituto Acqua/Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Entre exames oftalmológicos, mamografias e cirurgias pediátricas e para retirada de sinais, além de outros procedimentos, foram registrados 1.609 atendimentos gratuitos à população.

Em Pinheiro, as atividades aconteceram no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago. Equipada com o primeiro mamógrafo da região, a unidade realizou em três dias 130 exames em mulheres acima dos 40 anos das cidades de Pinheiro, Zé Doca e Viana. Além disso, o hospital comemorou seu segundo ano de funcionamento com mutirão oftalmológico em setembro: 312 atendimentos foram feitos, entre consultas, exames e cirurgias de pterígio e catarata.

Inaugurado há um ano, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, fez 63 cirurgias em março em crianças com idades entre um e 11 anos, referenciadas por unidades da rede pública. A unidade atendeu casos de hérnia umbilical, fimose, palatoplastia (reconstituição do palato) e amigdalectomia (remoção das amígdalas), entre outros. Em agosto, o hospital comemorou seu primeiro aniversário com a oferta de serviços para pacientes que aguardavam procedimentos oftalmológicos: 277 atendimentos foram realizados em dois dias.

Capital – Há dois anos os moradores do Itaqui-Bacanga, em São Luís, contam com os serviços oferecidos na Maternidade Nossa Senhora da Penha, unidade de referência para partos de risco habitual. Em agosto, o local se tornou um posto para emissão gratuita de documentos e registros de nascimento que gerou 241 atendimentos.

Como parte da programação de ações para comemorar os dois anos de implantação da maternidade, os mutirões de exames preventivos e para retirada de pequenos sinais atraíram público na região e contabilizaram 586 atendimentos em setembro. Além de exames e cirurgias, quem passou pelos mutirões pôde aferir a pressão arterial e fazer exames de glicemia e testes rápidos de HIV e hepatites B e C.