contato@institutoacqua.org.br

Ninar comemora um ano de funcionamento com confraternização entre profissionais, pacientes e familiares

20/03/2017

Evento contou com homenagens e distribuição de brindes para profissionais; unidade de saúde completou 12 meses de inauguração em 14 de março

Homenagens e confraternização marcaram as comemorações pelo primeiro ano de funcionamento do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís (MA). Cerca de 200 pessoas, entre profissionais, pacientes e acompanhantes, participaram das atividades no decorrer de 14 de março. A direção da unidade também aproveitou a data para destacar o trabalho desenvolvido e a importância do Ninar para o atendimento à população.

Inaugurado em 14 de março de 2016, o Ninar é referência no atendimento especializado de crianças com doenças que afetam o neurodesenvolvimento e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a manhã, as equipes receberam brindes e participaram de confraternização e, à tarde, diretores e coordenadores da unidade agradeceram o apoio dos profissionais e homenagearam familiares e pacientes que estavam no local. Aproximadamente 200 pessoas participaram das ações ao longo do dia.

“Nesse primeiro ano de trabalho tivemos vários avanços nas terapias com as crianças atendidas, que contribuíram para o avanço neuropsicomotor delas”, ressaltou a neuropediatra Patrícia Sousa, responsável pelo ambulatório especializado de microcefalia congênita do Ninar. Outro ponto destacado pela profissional foi o suporte oferecido pela unidade às mães dos pacientes na organização de grupos de apoio. “Temos que lembrar do impacto social gerado a partir da mobilização dessas mães de vários locais do Estado que se ajudaram nesse período”, disse.

Entre outros números, a unidade registrou, em um ano, 24.543 consultas, sendo 19.717 com equipe multiprofissional e 4.826 consultas médicas, 2.764 atendimentos a pacientes com microcefalia e 931 procedimentos como eletroencefalograma, teste da orelhinha e audiometria, entre outros, além de 496 tomografias.

Estrutura – O Ninar possui oito consultórios, duas salas de acolhimento e quatro espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O Centro de Referência oferece exames de apoio diagnóstico como análises clínicas e ultrassonografia, entre outros, bem como área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, criado por meio de parceria entre Governo do Estado e instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo.

Para agilizar o atendimento, a unidade conta com serviço de marcação de consultas por telefone, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio dos números (98) 3232-6635 e 3232-6566.