contato@institutoacqua.org.br

Ninar completa um ano de funcionamento com cerca de 24 mil consultas realizadas

14/03/2017

Gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde consolida trabalho do Centro de Referência no atendimento de crianças com microcefalia e outras doenças

Oferecer tratamento especializado e exames de apoio diagnóstico para crianças com microcefalia, hidrocefalia e síndrome de Down, entre outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento. Com essa proposta nasceu, em 14 de março do ano passado, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís (MA).

O local completou hoje (14/3) um ano de funcionamento com números que reforçam a importância dos serviços prestados por essa unidade de saúde para a população: desde sua inauguração até fevereiro de 2017 foram feitas 24.543 consultas, sendo 19.717 com equipe multiprofissional e 4.826 consultas médicas, 2.764 atendimentos a pacientes com microcefalia e 931 procedimentos específicos, como eletroencefalograma, teste da orelhinha e audiometria, entre outros, além de 496 tomografias.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Ninar se consolidou ao longo do último ano como unidade de referência no Estado para atendimento e reabilitação de crianças de zero a 14 anos com doenças como a microcefalia, por exemplo. Pacientes com esse diagnóstico atendidas pelo Centro de Referência somaram 144 em 2016.

À disposição dessas crianças estão pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. O Ninar conta com oito consultórios, duas salas de acolhimento e quatro espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, estão somados a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas. Para agilizar o atendimento, o Ninar também oferece serviço de marcação de consultas por telefone.