contato@institutoacqua.org.br

Ninar realiza cerca de 13,8 mil atendimentos em seis meses de funcionamento em São Luís (MA)

10/10/2016

Unidade é referência no atendimento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento e está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Seis meses após sua inauguração, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís (MA), realizou 13.813 atendimentos para crianças de zero a 14 anos com problemas de neurodesenvolvimento, como microcefalia, hidrocefalia e síndrome de Down, entre outras doenças. Foram 2.719 consultas especializadas e 11.094 atendimentos com equipe multiprofissional nesse período.

Com espaços adequados e profissionais multidisciplinares, o Ninar oferece tratamento especializado e exames de apoio diagnóstico que resultaram em 2.719 consultas especializadas entre abril e setembro deste ano, que incluem atendimentos com cirurgião plástico, geneticista, neurologista, oftalmologista e pediatra. No mesmo período foram registradas 11.094 consultas com equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Entre abril e setembro, o centro de referência atendeu 478 pacientes com diagnóstico de microcefalia e realizou 196 exames, entre eletroencefalogramas, testes da orelhinha e audiometrias, entre outros. “O trabalho obteve uma repercussão muito positiva entre as mães, e oferecemos aqui, além do tratamento, orientações para os familiares. Fazemos o acompanhamento de cada caso para que a evolução na saúde das crianças aconteça de forma gradual”, explicou a neuropediatra Patrícia Sousa.

Responsável pelo ambulatório especializado de microcefalia congênita do Ninar, Patrícia conta que o setor atende 130 crianças com diagnóstico confirmado da doença associada ao zika vírus. “A partir do próximo ano vamos continuar investindo em novas terapias para dar aos pais alternativas de atendimento para seus filhos. Os casos que recebemos apontam para essa necessidade e a equipe está pronta para continuar oferecendo tratamento de qualidade para a população”, reforçou.

O Ninar conta com oito consultórios e duas salas de acolhimento, além de quatro espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, estão somados a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas, criado por meio da parceria do Governo do Estado com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo.

Para agilizar o atendimento, a unidade de saúde possui um serviço de marcação de consultas por telefone, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para utilizar o serviço basta ligar para um dos dois números disponibilizados, que também aceitam ligações a cobrar: (98) 3232-6635 e 3232-6566.