contato@institutoacqua.org.br

Pacientes com fissuras do lábio leporino e fenda palatina têm assistência ampliada no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

29/08/2017

Unidade reforça atendimento para reduzir fila de espera por procedimentos para crianças entre 2 a 14 anos

Evento realizado na última sexta-feira (25/8) no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), marcou a ampliação dos serviços de assistência a crianças com fissuras do lábio leporino e fenda palatina. A unidade passa a oferecer ortodontia para esses pacientes, na faixa etária de 2 a 14 anos. A atividade contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, além da equipe multiprofissional, representantes do Instituto Acqua e familiares de crianças atendidas.

A diretora-administrativa da unidade de saúde, Andrea Moraes, destacou a importância da ampliação desses serviços. “É muito gratificante e um sonho realizado da unidade, além de um ganho para a saúde do Estado. O atendimento já existe desde 2014, mas agora o ortodontista passa também a integrar a equipe, diminuindo a fila de espera por esse tratamento”, relatou.

Ainda de acordo com a diretora, na unidade a criança conta com acompanhamento de profissionais da equipe multiprofissional, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que auxiliam no processo de reabilitação após a realização da cirurgia.

Todas as quintas-feiras o hospital faz cerca de quatro cirurgias, além dos atendimentos ambulatoriais. A equipe é formada por cirurgião plástico, cirurgião bucomaxilar, otorrinolaringologista, pediatras, odontopediatras, nutricionistas, psicólogos e assistentes socais que atuam de forma conjunta em apoio às famílias.

“Eu costumo dizer que a gente não presta serviço, as pessoas aqui atendidas vivenciam experiências. O nosso papel, no plano articulador, é de apoiar no dia a dia médicos, terapeutas, enfermeiros e toda a equipe de saúde para que tenham as melhores condições possíveis, de forma que essa experiência seja diferente, positiva para os nossos pacientes e seus familiares”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O lábio leporino e a fenda palatina são doenças congênitas que surgem entre a segunda e oitava semanas de vida intrauterina. Os dois tipos de fissuras podem provocar má-nutrição, má-formação da dentição e dificuldades para a criança desenvolver a fala.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência no Maranhão para cirurgias desse tipo. A implantação do serviço na unidade facilita o acesso dos pacientes e evita o deslocamento de famílias para o Estado de São Paulo em busca de tratamento.

 

Fotos: Francisco Campos/SES