contato@institutoacqua.org.br

Pacientes de saúde mental de Santo André (SP) criam agendas personalizadas para Instituto Acqua

01/12/2017

Projeto solicitado pelo Instituto incentivou trabalho de coletivo composto por pessoas em processo de reabilitação psicossocial

Em 2017 o Instituto Acqua se destacou por incentivar o trabalho dos pequenos produtores por meio de diversas atividades em sua sede, em Santo André (SP). Para ampliar essa iniciativa, o Acqua criou uma edição especial de suas agendas de 2018 com capas produzidas pelo Coletivo Cupins (Central Unida de Pessoas Inventando Novas Saídas), composto por pessoas que estão em processo de tratamento e reabilitação psicossocial em Santo André.

Há 11 anos o Coletivo desenvolve layouts para sacolas, camisetas e agendas, entre outros itens, utilizando técnicas de serigrafia e xilogravura. Por meio dos produtos criados, o grupo gera renda para a continuidade desse trabalho e amplia o tratamento dos pacientes ao dar oportunidade para eles se expressarem artisticamente. ​Todos os desenhos são criados pelos participantes em oficinas semanais. O coletivo já vendeu seus produtos durante a Feira Criativa realizada pelo Instituto Acqua em outubro, quando surgiu a ideia da criação das agendas personalizadas.

As capas da edição especial de agendas exibem desenhos que representam desde animais até paisagens abstratas e figuras mitológicas, entre outras imagens. Elas também contam com informações sobre os projetos do Acqua desenvolvidos em São Paulo e Maranhão e serão distribuídas para parceiros do Instituto.

Conheça o trabalho do Coletivo Cupins acessando a fanpage do grupo: www.facebook.com/ColetivoCupins