Pacientes e acompanhantes participam de cortejo junino no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA) | Instituto Acqua

Pacientes e acompanhantes participam de cortejo junino no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)

21 de Junho de 2018

Grupo de músicos percorreu alas com 210 leitos, além de enfermarias, hemodiálise e recepções

Triângulo, zabumba e sanfona de sopro marcaram o ritmo do cortejo junino realizado nas alas do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), na tarde da última quarta-feira (20/6). Gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), a unidade conta com agenda especializada em humanização e foco no acolhimento e bem-estar de pacientes e acompanhantes.

Tocando forró e baião, o grupo Toque de Mãos percorreu as alas, totalizando 210 leitos, e envolveu diretamente 450 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e equipe de enfermagem. A coordenadora do Núcleo de Humanização do hospital, Keilla Serra, destaca que iniciativas como essa quebram a rotina dos pacientes e promovem melhorias no quadro. “Os pacientes sempre respondem positivamente à programação humanizada. Depois de ações como essa, ficam menos apáticos, mais receptivos ao tratamento e integrados com os funcionários”, ressalta.

Internada há dois meses e com exercícios que se limitam a caminhadas no corredor, Maria Lindalva Martins, moradora de Mirinzal, interior do Maranhão, dançou ao som do baião e acompanhou parte do cortejo junino. “Gosto de tudo que é alegre e esse momento faz bem para nós que estamos aqui. Se todos os hospitais tivessem essa preocupação, mais pessoas hospitalizadas sentiriam essa alegria”, afirmou a paciente, que foi submetida a dois procedimentos cirúrgicos e está sob acompanhamento especializado.

A programação junina ainda terá dois eventos. Para os dias 27 e 28 de junho, o Hospital Dr. Carlos Macieira também prepara apresentação de bumba meu boi e café da manhã temático, com o objetivo de confraternizar e comemorar com a equipe de funcionários.