contato@institutoacqua.org.br

Pacientes e acompanhantes participam de cortejo junino no Hospital Dr. Carlos Macieira em São Luís (MA)

21/06/2018

Grupo de músicos percorreu alas com 210 leitos, além de enfermarias, hemodiálise e recepções

Triângulo, zabumba e sanfona de sopro marcaram o ritmo do cortejo junino realizado nas alas do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), na tarde da última quarta-feira (20/6). Gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), a unidade conta com agenda especializada em humanização e foco no acolhimento e bem-estar de pacientes e acompanhantes.

Tocando forró e baião, o grupo Toque de Mãos percorreu as alas, totalizando 210 leitos, e envolveu diretamente 450 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e equipe de enfermagem. A coordenadora do Núcleo de Humanização do hospital, Keilla Serra, destaca que iniciativas como essa quebram a rotina dos pacientes e promovem melhorias no quadro. “Os pacientes sempre respondem positivamente à programação humanizada. Depois de ações como essa, ficam menos apáticos, mais receptivos ao tratamento e integrados com os funcionários”, ressalta.

Internada há dois meses e com exercícios que se limitam a caminhadas no corredor, Maria Lindalva Martins, moradora de Mirinzal, interior do Maranhão, dançou ao som do baião e acompanhou parte do cortejo junino. “Gosto de tudo que é alegre e esse momento faz bem para nós que estamos aqui. Se todos os hospitais tivessem essa preocupação, mais pessoas hospitalizadas sentiriam essa alegria”, afirmou a paciente, que foi submetida a dois procedimentos cirúrgicos e está sob acompanhamento especializado.

A programação junina ainda terá dois eventos. Para os dias 27 e 28 de junho, o Hospital Dr. Carlos Macieira também prepara apresentação de bumba meu boi e café da manhã temático, com o objetivo de confraternizar e comemorar com a equipe de funcionários.